quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

 
 
 
Museu da Imagem e do Som recebe mostras audiovisuais gratuitas
Publicado em 28/01/2015 16:14:23

O Museu da Imagem e do Som (MIS), antigo Centro de Referência Audiovisual (Crav), recebe nesta semana duas mostras audiovisuais. Para quem quer conhecer mais a história de Belo Horizonte, a opção é a Mostra de Cinejornais, sexta, 30, das 14h às 16h, com a exibição de filmes que registraram eventos como a visita do ator Kirk Douglas a BH, em 1963, e festas populares nas ruas da capital entre 1963 e 1965. Após a exibição ocorre uma roda de conversa com integrantes da equipe do MIS. Quinta, dia 29, das 14h às 15h, será realizada a Mostra de Animações, com filmes produzidos a partir da técnica de stop-motion. Há animações dos anos 1940, 1960 e 2000. Cada atividade oferece 15 vagas. A entrada é gratuita, sujeita a lotação. O MIS fica na Avenida Álvares Cabral, 560, Centro.

A Mostra de Cinejornais e a Mostra de Animação estão diretamente relacionadas à concepção do cinema como arte e meio de registro da história do homem. Para Marcella Furtado, arte-educadora do Museu da Imagem e do Som, que participará da Roda de conversa da Mostra de Cinejornais, as atividades buscam a reflexão sobre as imagens em movimento como espaço de expressão pessoal e guarda da memória coletiva de um povo.

Mostra de Animações 
(Quinta, dia 29, das 14h às 15h)
Animações realizadas com a técnica de stop-motion. A escolha dos filmes se deu ao caráter universal das obras, pois os filmes são sonoros, mas não falados, e pela importância de suas temáticas, que discutem questões como solidão, relações familiares, amizade, união e o lúdico no universo infantil.
• “A Luva” (“Varezhka”, União Soviética, 1967), dirigida por Roman Kachanov.
• "Pedro e o Lobo" (“Peter & the Wolf”, Reino Unido/Polônia/Noruega/México, 2006), dirigida por Suzie Templeton.
• "Snehulák" (Tchecoslováquia,1966), dirigida por Hermína Týrlová.
• "Vzpoura hracek" (Tchecoslováquia, 1946), dirigida por Frantisek Sádek e Hermína Týrlová.


Mostra de Cinejornais
(Sexta, dia 30, das 14h às 16h)
Os filmes dessa mostra apresentam acontecimentos de destaque na memória de Belo Horizonte, proporcionando ao público conhecer um pouco mais da história da cidade, incentivando a reflexão sobre as transformações ocorridas na capital.
• "Modernidade em Belo Horizonte" (década de 1950) - O filme tem o objetivo de mostrar a modernidade presente no Conjunto Arquitetônico da Pampulha.
• "Belo Horizonte - 1958" - Apresenta um panorama da cidade, sua infraestrutura e espaços de lazer.
• "Inaugurando obras" (1959) - O prefeito Celso Melo Azevedo chega à Pampulha para inaugurar o Jardim Zoo-Botânico Governador Bias Fortes.
• "Administração Municipal em Foco" (Entre 1959 e 1963) - Inauguração da subestação de trólebus que liga o bairro Santa Tereza ao Centro.
• "Aniversário de Belo Horizonte" (1961) - Comemoração dos 64 anos de Belo Horizonte e da Semana da Marinha. Presenças do governador Magalhães Pinto e do almirante Tamandaré. O prefeito Amintas de Barros recebe medalha. Mostra desfile na Avenida Afonso Pena e outras atividades.
• "Kirk Douglas visita a capital mineira" (1963) - À convite do prefeito Jorge Carone, o ator Kirk Douglas visita BH e é recebido no aeroporto por Clementino Tote, diretor do Serviço de Turismo da Prefeitura, e pelo prefeito Jorge Carone.
• "Festas populares nas ruas da capital" (Entre 1963 e 1965) - Imagens de apresentações de quadrilha, congado e outras festas tradicionais.
• "Plantel Produções Apresenta - Com a Equipe de Amaral Netto, o repórter" (1972) - Panorama geral da cidade de Belo Horizonte no início da década de 1970. Imagens de locais como Igreja da Boa Viagem, Museu Histórico Abílio Barreto, Praça Raul Soares, rodoviária, Serra do Curral, Praça Tiradentes, Cine Brasil e Avenida Afonso Pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário