quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Tocha olímpica passará por todos os estados brasileiros em 2016

Em evento no Rio de Janeiro, Comitê Organizador dos Jogos afirmou que a chama estará presente em 250 cidades, incluindo todas as capitais do país, no ano que vem
Maurício Val/ Fotocom.net
Maurício Val/ Fotocom.net

Foto: Vagner Vargas/Brasil2016.gov.br
Foto: Vagner Vargas/Brasil2016.gov.br
O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro 2016 anunciou, nesta quinta-feira (29.01), no Rio, detalhes do revezamento da tocha olímpica. De acordo com o planejamento oficial, a tocha passará por cerca de 250 cidades brasileiras, incluindo todas as capitais. Mais de 10 mil pessoas vão participar da cerimônia. A tocha será acesa em maio de 2016, em Olympia, na Grécia, e chegará ao Maracanã em 5 de agosto de 2016.
“Hoje é um dos dias mais importantes dos Jogos. Poucas ações vão simbolizar a emoção e contagiar o país inteiro como o revezamento da tocha. Estou muito feliz por ter dado largada ao revezamento. A ideia é de que, democraticamente, todos possam participar. Não só atletas, mas o povo de maneira geral”, afirmou Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador Rio 2016.
Durante o evento, o Comitê revelou que o desenho da tocha já foi definido, mas ainda não tem data para ser apresentado oficialmente. Ao todo, o revezamento vai percorrer 20 mil quilômetros e voar 10 mil miilhas. A estimativa é de que a tocha viaje por um período de até 100 dias. As cidades que entrarão no roteiro serão divulgadas até maio deste ano.
A cerimônia contou com a presença dos patrocinadores do revezamento da tocha e de ex-atletas olímpicos, como o nadador Gustavo Borges, o jogador de vôlei Giovane Gávio e a jogadora de basquete Hortência Marcari. A expectativa é de que grandes nomes do esporte brasileiro participem da condução da tocha, embora o Comitê Organizador Rio 2016 não tenha divulgado nomes ou o critério de seleção.
“Tive a honra de carregar a tocha em várias edições, mas a maior emoção foi receber a chama olímpica das mãos do presidente Mandela em 2004. Estive no local da prisão em que ele esteve, na cela, e dali saiu a caminhada da tocha”, recordou Nuzman.
Giovane é outro que já teve a oportunidade de carregar a tocha olímpica no Rio de Janeiro, em 2004, e relembrou o momento. “Foi uma experiência fantástica. Estava no mesmo grupo do Didi e do Zagallo. Foi muito significativo para mim. Principalmente a questão do povo participando do evento, todo mundo na rua. É a hora de passar o recado de alegria, energia e confraternização”, comentou.
O Comitê Organizador divulgou apenas que a tocha passará pelo Brasil, mas deixou em aberto a possibilidade de outros países entrarem na lista, assim como a presença de estrangeiros no evento.
Vagner Vargas/Brasil2016.gov.br
Vagner Vargas/Brasil2016.gov.br#Os modelos de tocha usados em Jogos Olímpicos desde 1992 foram expostos no evento
Os modelos de tocha usados em Jogos Olímpicos desde 1992 foram expostos no evento


Vagner Vargas – brasil2016.gov.br


TAGS: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário