terça-feira, 28 de abril de 2015

Belém fará parte do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 28/04/2015 15:10

  • / ADESÃO / 28/04/2015 15:10

    A ministra Nilma Lino Gomes, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial é recebida pelo prefeito Zenaldo Coutinho, no Palácio Antonio Lemos.


Em visita à capital paraense a ministra Nilma Lino Gomes, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, recebeu do prefeito Zenaldo Coutinho a garantia de que Belém irá aderir ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir),que visa ampliar o debate e estabelecer parcerias para a promoção da igualdade no país. “Sem dúvida nenhuma a PMB, por meio de uma secretaria a ser definida, irá aderir ao sistema”, afirmou o prefeito, que festejou a parceria.
O encontro ocorreu manhã desta terça-feira, 28, no Palácio Antônio Lemos.
Nilma Gomes chegou à capital paraense nesta segunda, 27, para participar de debates sobre igualdade racial junto com autoridades locais, representantes de universidades e da sociedade civil.  Durante o encontro, a ministra ressaltou que a cidade de Belém foi a primeira a receber a Caravana Pátria Educadora pela Promoção da Igualdade Racial e Superação do Racismo.
“Comecei as visitas pelo país por Belém, pela quantidade de comunidades quilombolas que aqui são encontradas”, explicou. “Nesta caravana converso com o poder público, gestores e a sociedade em geral, sobre mecanismos que podem ser criados para combater o racismo, promover a igualdade e defender direitos dos povos tradicionais”, completou.
A caravana é uma iniciativa da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). “A promoção da igualdade racial é bem ampla, e não é fácil. O ministério é bem pequeno para o desafio, que é grande”, ressalta a ministra.
Sobre a adesão do município ao Seppir, o prefeito Zenaldo Coutinho destacou o compromisso que sua gestão tem com as questões sociais. “Não basta apenas criar o programa, devemos aderir a estas políticas, importantes para o desenvolvimento social. Na Prefeitura, temos vários programas ligados a esta temática, tais como o Propaz Belém, a Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel) e a Funpapa”, pontuou Zenaldo.
Ele lembrou, ainda, os projetos de assistência social desenvolvidos pela PMB, por meio da Funpapa, que se destacaram nacionalmente e estão entre os finalistas do Prêmio Boas Práticas de Gestão/Congemas 2015.
“Iremos fortalecer e estreitar este laço com o ministério e trabalhar para, cada vez mais, criar políticas de igualdade racial na capital”, concluiu o prefeito.
Ainda hoje a ministra participa da conferência “Pátria Educadora pela Promoção da Igualdade Racial: Estratégias para a Superação do Racismo”, junto com o reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Carlos Maneschy.

Texto: Adriana Pereira
Foto: Alessandra Serrão - NID/Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário