terça-feira, 28 de abril de 2015

Macaé sedia Congresso Municipal das Águas

28/04/2015 17:03:00 - Jornalista: Álvaro Marcos Teles
Foto do rio Macaé
Foto: Ana Chaffin
Objetivo é promover ações educativas e despertar a conscientização da população
O Congresso Municipal das Águas de Macaé acontece na sede da nova Câmara de Vereadores, na próxima quinta-feira (30), de 9 às 16 horas. Os interessados em participar podem se inscrever pelo sitewww.macaepelasaguas.com.br. O evento faz parte da "Campanha de Uso Consciente da Água e de Preservação dos Recursos Hídricos - Use bem para ninguém ficar sem", lançada no dia 22 de março - com um abraço simbólico e plantio de árvores no entorno da Lagoa de Imboassica - e que vai até 21 de maio. Toda a programação foi organizada pela secretaria de Ambiente, com apoio da Agenda 21 e do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Commads).
Promover ações educativas e despertar a conscientização da população são os principais objetivos. O tema de abertura será "A sociedade e o meio ambiente", com as presenças do prefeito de Macaé, Dr. Aluízio; do secretário de Ambiente, Gerson Martins; do presidente da Câmara de Vereadores, Eduardo Cardoso; e de representante do Commads. Logo depois haverá a abordagem "Reuso da água", com o diretor da TSM Ambiental, Itamar Miranda. Na sequência, a pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Marysol Schuler, falará sobre "Técnicas para o Uso Consciente da Água na Agroeconomia".

Após a pausa para o almoço, o reinício do Congresso contará com um novo painel sobre "Recuperação de Mananciais degradados", com a representante do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Patrícia Napoleão. Já o engenheiro agrônomo, professor e supervisor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Kurt Kaufmann Júnior, vai palestrar sobre "Proteção de Nascentes". O encerramento, após um período reservado para debates, está previsto para às 16 horas.

A nova sede da Câmara de Vereadores de Macaé fica na Rodovia do Petróleo, número 168, Km 3,5, bairro Virgem Santa.



Concurso vai premiar ganhador com tablet

Na programação da campanha há um concurso que vai premiar com um tablet o autor do melhor vídeo de 15 segundos dizendo o que faz para economizar água em casa. A participação é livre. O vídeo, que pode ser gravado através de telefones celulares, deve ser postado no instagram @macaepelasaguas e compartilhado (#macaepelasaguas) até o dia 21 de maio.



Dicas para uso consciente da água

A campanha também dá dicas de como a água pode ser usada de forma consciente. Uma delas é que o banho seja rápido, com o chuveiro desligado ao se ensaboar. Outra informação considerada importante: fechar a torneira durante escovação dos dentes ou corte da barba. Evitar deixar torneiras gotejando é mais uma orientação de economia, assim como fechá-las durante a limpeza da louça. Ao lavar o carro, também se deve dar preferência a um balde e evitar a utilização de mangueiras e vassouras. O mesmo vale para limpar calçadas e varandas.



Município rico em recursos hídricos

O Rio Macaé é o principal do município, com 136 quilômetros de extensão - nasce na localidade de Macaé de Cima, em Nova Friburgo, e deságua no Oceano Atlântico no Pontal, no Centro. Cortado pelos rios Sana, Ouriço, Dantas e São Pedro, abastece Macaé e parte de Rio das Ostras e Casimiro de Abreu. Outra fonte de recursos é a Lagoa de Imboassica, com 326 hectares (ou 3,26 quilômetros quadrados) de área. Utilizada para a pesca e práticas esportivas diversas, pode variar a água de salgada para doce dependendo do período do ano e de fatores ambientais como as chuvas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário