terça-feira, 28 de abril de 2015

VISITAR O MUSEU CASA QUISSAMÃ É UM CONVITE À HISTÓRIA

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EM . PUBLICADO EM CULTURA E TURISMO

O ESPAÇO FUNCIONA DE QUARTA A DOMINGO E NOS FERIADOS, DAS 10H ÀS 17H

Foto: Adilson dos SantosMuseu Casa Quissamã - Foto: Adilson dos SantosO Museu Casa Quissamã é um convite à história do município. O local recebe visitantes de quarta a domingo e nos feriados, das 10h às 17h. O espaço integra arquitetura e acervo do século XIX e quem o visita tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre essa época vivida em Quissamã.
De acordo com a Coordenadora de Cultura e Turismo, Marta Medeiros, atualmente, o perfil dos visitantes é mais voltado para o turismo pedagógico. Ela acredita que isso se deve ao fato de o município ter se tornado referência, por ser um dos únicos no Norte Fluminense a possuir um acervo que representa o vigor do período áureo da cana-de-açúcar.
O Museu é uma célula de educação interdisciplinar, é um local de várias visões históricas que passa por questões religiosas, étnicas, arquitetônicas, comportamentais, entre outras, cujas abordagens condizem a uma diversidade de informações didáticas que vão ao encontro da atualidade.
Embora as janelas no Museu estejam sempre fechadas, ele funciona normalmente nos dias e horário já citados. “Não abrir as janelas é uma medida preventiva para não danificar o acervo, que em muitos casos, até a simples claridade é capaz de deteriorar as peças e fotografias”, declarou Marta.
No Museu ainda existe um espaço destinado ao artesanato para difundir o trabalho dos artistas locais, onde toda a renda da venda dos produtos vai totalmente para eles. Para os visitantes de fora do município, o Museu Casa Quissamã fica localizado na RJ178 sem nº, sentido Dores de Macabu. Para mais informações o telefone 22 – 2768-1332 está a disposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário