quarta-feira, 29 de abril de 2015


Notícias

Escola Promotora dos Direitos Humanos: alunos de Vitória debatem cultura de paz

Publicada em 28/04/2015, às 16h02

Elizabeth Nader
Projeto Escola Promotora de Direitos Humanos na EMEF Izaura Marques
Alunos debatem variados temas durante os encontros do projeto Escola Promotora dos Direitos Humanos(Ampliar imagem)
Refletir com a comunidade escolar temáticas de educação em Direitos Humanos visando à construção de uma cultura de paz no ambiente escolar e na sociedade. Esse é o objetivo do projeto Escola Promotora dos Direitos Humanos, realizado pela Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), que este ano vai atender duas escolas da rede municipal de ensino.
A primeira unidade a receber o projeto será a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Mauro Braga, em Santa Tereza. A formação para servidores - entre professores, coordenadores e pedagogos e demais profissionais da unidade de ensino - já foi iniciada e, a partir do dia 18 de maio, será a vez dos estudantes do 6º ao 9º ano participarem do projeto.
Durante os encontros, que acontecem semanalmente, são abordados temas como: Introdução aos Direitos Humanos; Diversidade e Equidade de Gênero; Diversidade Sexual e Prevenção da Homofobia na Escola; Relações Étnicorraciais; Diversidade Religiosa; Atenção às Vítimas de Violência Doméstica; Direitos e Deveres da Criança e do Adolescente e Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar.

Cultura de paz

O gerente de Políticas de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Placidino Gomes, destaca a importância do projeto. "O projeto é demandado pelas unidades de ensino que apresentam relações conflituosas no ambiente escolar, como casos de bullying, discriminação e desrespeito às diversidades. Dessa maneira, levamos uma série de temáticas relacionadas aos direitos humanos com vistas à construção de uma cultura de paz", disse.

Unidades

A previsão é que a Emef Octacílio Lomba receba o projeto a partir de agosto. Em 2014, as unidades contempladas pelo projeto Escola Promotora dos Direitos Humanos foram as Emefs Izaura Marques da Silva, em Andorinhas, e Maria Stella de Novaes, no bairro Grande Vitória, beneficiando um total de 104 servidores e 477 estudantes do 6º ao 9º ano.

Informações à imprensa:

Patrícia Arruda (pasantana@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3382-5442 / 98818-4526
Com edição de Matheus Thebaldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário