terça-feira, 28 de abril de 2015

PROFISSIONAIS DA SAÚDE DE QUISSAMÃ RECEBEM CAPACITAÇÃO PARA ATUAREM NA CAMPANHA CONTRA A GRIPE INFLUENZA

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EM . PUBLICADO EM SAÚDE

A CAMPANHA COMEÇARÁ DIA 05 E A PREVISÃO DE TÉRMINO É 29 DE MAIO

Foto: Adilson dos Santos        Coordenação de Promoção, Proteção e Atenção à Saúde      Foto: Adilson dos SantosSecretaria de Saúde, por meio da Coordenação de Promoção, Proteção e Atenção à Saúde, de Quissamã, realizou nesta terça-feira (28), na Coordenação da Estratégia de Saúde da Família – ESF, uma capacitação com a intenção de preparar os funcionários e servidores de todos os setores da Saúde para atuarem na campanha de vacina Influenza.
Durante o treinamento, a Coordenadora do Programa de Imunização Natália Alves, destacou as precauções que todos devem realizar para que o atendimento seja eficiente e não haja riscos de contaminação por gotículas, contato ou aerossóis (partículas suspensas no ar), que são as principais formas de contágio.
“No período do inverno, o risco de adquirir doenças ligadas ao aparelho respiratório é maior, já que o ar se torna mais seco e as pessoas ficam mais aglomeradas nessa época. Por isso, aumenta a possibilidade de novos casos de gripe. A Secretaria de Saúde se preocupa em preparar seus funcionários para receber os pacientes, promovendo capacitações”, afirmou Natália Alves.
A Influenza A (H1N1) é uma doença respiratória contagiosa, causada por um novo subtipo de vírus da gripe. Assim como a gripe comum, é transmitida, principalmente, por meio de tosse, espirro e contato direto com secreções respiratórias de pessoas infectadas. Entre 7 e 14 dias, a partir da contaminação pelo novo vírus, os sintomas podem aparecer. Os cuidados médicos devem ser procurados assim que a pessoa apresente febre, tosse e dificuldade respiratória.
O grupo prioritário para campanha de vacina é formado por crianças entre seis meses e quatro anos, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias de pós-parto), pessoas a partir de 60 anos, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas em qualquer idade com prescrição médica e povos indígenas.
“Estamos nos programando para executar a campanha de forma que possamos alcançar a meta de 80%, porém dependemos também dos usuários, pedimos para que as pessoas procurem as unidades de saúde do seu bairro para serem vacinadas”, declarou Milena Paixão, Coordenadora de Promoção, Proteção e Atenção à Saúde. A Campanha contra a Gripe Influenza começará no dia cinco de maio e o “Dia D” será no sábado (09). As Unidades de Saúde estarão abertas das 8h às 17h.
É importante que a população em geral siga algumas medidas para tentar reduzir a propagação do vírus. Como lavar as mãos frequentemente, utilizando água e sabão, utilizar álcool gel para desinfecção das mãos, uso de lenços de papel descartável para cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar, evitar tocar a boca, olhos e nariz sem lavar as mãos, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário