terça-feira, 28 de abril de 2015

Belém sedia a VI Conferência Internacional de Direitos Humanos da OAB

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 27/04/2015 14:24

  • / DIREITOS HUMANOS / 27/04/2015 14:24

    Nesta segunda-feira, 27, o Hangar, em Belém, foi palco da VI Conferência Internacional de Direitos Humanos


Cerca de 5 mil pessoas, entre estudantes, professores e lideranças da sociedade civil,  reuniram-se na manhã desta segunda-feira, 27, no auditório do Hangar, em Belém, para a VI Conferência Internacional de Direitos Humanos da OAB.
Sob o tema “Efetivação dos Direitos da Igualdade”, estiveram presentes na cerimônia de abertura do evento, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, Presidente da OAB Nacional, Jarbas Vasconcelos, Presidente da OAB do Pará, o Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, o governador do Estado do Pará, Simão Jatene, e a vice-prefeita da capital, Karla Martins, no ato representando o prefeito Zenaldo Coutinho. O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo e o Ministro da Pesca, Helder Barbalho, também estiveram entre os integrantes da mesa de cerimônia.
Convidado para discursar na abertura da conferência, o presidente da OAB Nacional, Marcus Furtado, falou sobre a defesa dos direitos humanos no país. “Temos que lutar para efetivar os direitos da igualdade racial, de gênero, de tratamento entre todos os brasileiros”, disse. “Somos um só Brasil, independentemente das diferenças de pensamento, origem e raça”, completou o presidente, aplaudido em diversos momentos pelos convidados.
O presidente Marcus Furtado, abordou, ainda, temas em destaque na discussão política, tais como: a redução da maioridade penal, a morte dos advogados no Estado e no país, e a discussão sobre o projeto de lei da Terceirização. “Não podemos perder o nosso adolescente, devemos, sim, educá-lo e torná-lo um cidadão de bem para viver e ter um futuro digno em sua trajetória”, exclamou, refletindo sobre a discussão da maioridade penal no Brasil.
O presidente do STF, Ricardo Lewandowski, ressaltou a importância da participação dos jovens, estudantes de direito, na conferência e parabenizou o presidente da OAB/PA, Jarbas Vasconcelos, nas ações que estão sendo desempenhadas pela ordem no Estado. “Estou muito satisfeito, em hoje, participar junto com todos que estão aqui, de um debate enriquecedor, com alunos, professores e autoridades”, disse. “Este é um momento no qual temos que aproveitar para debater sobre a democracia que desejamos alcançar”,  completou Lewandowski, que continuou seu pronunciamento falando sobre o estágio atual dos direitos humanos em todo o país. Bem como Marcus Furtado, ele abordou o tema da redução da maioridade penal.
Durante os três dias de programação, serão ministradas palestras onde serão abordados temas, como: igualdade racial, igualdade de gênero, e povos indígenas, desenvolvimento da Amazônia, segurança pública, combate à violência e violência de Estado. Além de fóruns com os temas: povos da floresta, direitos LGBT, acessibilidade e direitos humanos, acesso à água e saneamento, realidade latino-americana e ainda sobre grandes projetos com grandes desigualdades.
Texto: Adriana Pereira
Foto: Oswaldo Forte
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário