terça-feira, 28 de abril de 2015

Festival de música celebra restauração de espaço cultural no Rio

25.Abr.2015
casa-choro.jpgA partir deste sábado (25/4), o Rio de Janeiro sedia o VI Festival Nacional do Choro, evento que celebra a inauguração do primeiro centro de referência do gênero musical no estado. A festa, que vai se estender até a Praça Tiradentes, no Centro do Rio, reunirá 20 grupos do Brasil e do exterior.
Localizada na Rua da Carioca, a Casa do Choro contará com oito salas de aula, estúdio, centro de pesquisa e auditório para shows e palestras. Construção erguida no início do século XX, com características semelhantes às dos templos mouros (daí o apelido “mourisquinho”), o prédio histórico é tombado pelo INEPAC e foi cedido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro para o Instituto Casa do Choro. O imóvel, que segundo pesquisas foi construído por volta de 1902, estava em ruínas e foi totalmente restaurado, contando com nosso patrocínio.
O espaço é administrado pelo Instituto Casa do Choro, sob a presidência da compositora e cavaquinista Luciana Rabello, e vice-presidência do compositor, arranjador e violonista Mauricio Carrilho. O instituto é responsável pela Escola Portátil de Música (EPM) que, desde o ano 2000, já ofereceu conhecimento musical através da linguagem do choro para mais de 10 mil estudantes e, atualmente, mantém cerca de 1.100 alunos matriculados nas oficinas que acontecem na UNIRIO.
A Casa do Choro estará aberta a visitação pública a partir do segundo semestre, de forma gratuita, exceto em dias de apresentações artísticas - pois estas compõem a receita que ajudará a custear a manutenção do espaço. Mas, durante o VI Festival Nacional do Choro, o público já poderá conhecer as instalações a partir do dia 27, nas palestras que também fazem parte da programação do evento.
Ainda a partir do segundo semestre de 2015, palestras, workshops e encontros musicais acontecerão tanto no auditório, que fica no térreo, com capacidade para 120 pessoas, quanto no último andar, que receberá rodas de choro sempre ao fim da tarde e, posteriormente, no horário do almoço. A programação será divulgada em breve.
Acervo
A Casa do Choro vai abrigar e disponibilizar ao público o acervo do instituto com mais de 15 mil partituras relacionadas ao repertório do choro desde o século XIX, dois mil discos de 78 rotações e LPs, além de vasto material bibliográfico e iconográfico relativo ao universo do choro. Todas as partituras foram digitalizadas e poderão ser consultadas no site www.casadochoro.com.br.
Postado em: [Sociedade e Meio Ambiente]

Nenhum comentário:

Postar um comentário