quarta-feira, 29 de abril de 2015

Cabo Frio realiza evento para lembrar a memória de vítimas de acidentes de trabalho
Por Alexandra de Oliveira em 28/04/2015
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Baixada Litorânea/Cabo Frio (CEREST-BL) realizou, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o primeiro ciclo de capacitações para 2015.  O evento aconteceu nesta terça-feira (28/4) no auditório da Universidade Veiga de Almeida e foi organizado para comemorar o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

 

– Este foi o primeiro ciclo de capacitações do ano e contamos com a presença de pessoas importantes, como o psicólogo Rodolfo Pereira, especialista em saúde pública, que falou sobre os transtornos mentais relacionados ao trabalho, uma das principais causas de adoecimento do trabalhador brasileiro – disse a fisioterapeuta Fernanda Gonçalves, coordenadora do CEREST-BL.

 

Participaram do evento trabalhadores da área da saúde dos nove municípios da Baixada Litorânea; do Ministério Público; do INSS; das vigilâncias em saúde sanitária;  e dos sindicatos. Durante o encontro, que contou com palestras importantes na área de saúde do trabalhador, o público também pode acompanhar o lançamento de livros sobre diversos temas, como práticas e pesquisas de saúde e justiça e gestão na área de petróleo e gás.

 

Durante o evento, os participantes também puderam conhecer a experiência do CEREST de Botucatu/SP, que conseguiu acabar com a comercialização do amianto na cidade. A engenheira Fernanda Giannasi, principal expoente na luta pelo banimento do amianto no Brasil e no mundo, falou sobre o assunto. Fernanda Giannasi recebeu, em agosto do ano passado, em uma solenidade no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, a Comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho. Ela foi uma das agraciadas por seu trabalho e luta pelo banimento do amianto. A engenheira, que também é Auditora-Fiscal do Trabalho é palestrante de visibilidade nacional e internacional, com participação em encontros em diversos países.

 

A coordenadora do Programa de Saúde do Trabalhador do município de Cabo Frio, Giselle Bastos Peixoto, aproveitou o momento e a presença da palestrante para reforçar a importância de se colocar em prática a lei nº 1581, aprovada no município de Cabo Frio desde 18 de setembro de 2001, que proíbe o uso do amianto.

 

-  O amianto provoca tantos males na saúde do trabalhador e da população de uma forma em geral que precisa ser banido – explica Giselle.

 

Em 28 de abril de 1969, a explosão de uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores. A tragédia marcou a data como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho. Encampando essa luta, mas com foco na prevenção, a Organização Internacional do Trabalho instituiu em 2003 o 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho. No Brasil, a Lei 11.121/2005 instituiu o mesmo dia como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário