terça-feira, 28 de abril de 2015

Dois festivais de cinema goianos estão com inscrições abertas

 
Dois festivais de cinema goianos estão com inscrições abertas. Documentaristas têm até a próxima quinta-feira (30) para inscrever suas obras no Pirenópolis.Doc, que será realizado entre os dias 6 e 9 de agosto deste ano. E cineastas interessados em participar do Festival Audiovisual de Vera Cruz (Favera) têm até o dia 9 de maio para enviar seus curtas-metragens. O Favera ocorrerá entre os dias 24 e 27 de setembro, em Goiânia.
 
O Pirenópolis.Doc será realizado no Cine Pireneus, em Pirenópolis, e, além da mostra competitiva, contará também com cursos, workshops e rodas de conversa, com objetivo de estimular o pensamento crítico e gerar discussões sobre o gênero documentário.
 
As inscrições para o festival são gratuitas e devem ser feitas por meio do site oficial do evento. É necessário, também, enviar o link do filme no ato da inscrição. Podem concorrer documentários produzidos no Brasil ou em coprodução com o país, desde que finalizados a partir de 2014. Serão aceitos na competição curtas (até 30min), médias e longas-metragens, em qualquer formato ou tema.
 
O júri oficial premiará os melhores curtas, médias e longas-metragens e o público elegerá o melhor documentário do festival. Também ficará ao critério do Júri outorgar menção honrosa aos demais participantes.
 
Favera
 
O Festival Audiovisual de Vera Cruz (Favera), dedicado exclusivamente a curtas-metragens, dá prioridade a obras sobre periferias. Para se inscrever, é necessário o preenchimento do formulário disponível no site do evento, bem como o envio do filme por meio de link ou em DVD, por via postal. Podem ser inscritas obras de ficção, animação, documentário ou experimentais realizadas a partir de 2014. Cada diretor poderá inscrever até três produções. 
 
Os filmes selecionados poderão participar das mostras competitivas de curtas nacionais, internacionais ou goianos, nas quais concorrerão aos prêmios de melhor filme (e melhor produção), melhor ficção, melhor documentário, melhor animação, melhor experimental, melhor roteiro, melhor direção, melhor som, melhor trilha sonora, melhor arte, melhor fotografia, melhor ator e melhor atriz. Também haverá o prêmio de melhor filme escolhido pelo júri popular. Os jurados também poderão dar até cinco menções honrosas por categoria. Na mostra infantil, será dado o prêmio ao melhor filme escolhido pelo público.
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura
Com informações da Ancine

Nenhum comentário:

Postar um comentário