terça-feira, 28 de abril de 2015

Educação

Farol do Saber no Vista Alegre passa por revitalização

28/04/2015 16:19:00
O Farol do Saber Machado de Assis, no bairro Vista Alegre, está em obras e será totalmente revitalizado. Durante o período de reforma, previsto para durar aproximadamente 90 dias, permanecerá fechado e quem precisar de empréstimos de livros ou usar o espaço de informática tem como opções os Faróis do Saber Manuel Bandeira e Cidades, ambos no Pilarzinho.
Inaugurado em 1994, o Farol do Saber Machado de Assis tem acervo de 8,5 mil livros de literatura infanto-juvenil e adulto. A revitalização deixará como novo o espaço, que ganhará novos pisos e vidros e nova porta de entrada. A cozinha e banheiros serão totalmente reformados além da organização da rede elétrica interna, iluminação na torre, entre outros reparos.
Outros cinco Faróis do Saber passarão por reforma neste ano, com investimento previsto de R$ 745 mil. Serão revitalizados os Faróis do Saber Aparecido Quinaglia, Emília de Menezes, Gibran Kalil Gibram, Tom Jobim e Hideo Handa.
As melhorias nos Faróis são parte de um pacote de obras da Secretaria Municipal, que no ano passado destinou outros R$ 600 mil em projetos e recuperação de seis Faróis. Já passaram por reformas os Faróis Antônio Machado, Frei Miguel, São Pedro e São Paulo, das Cidades, Aristides Vinholes e a Casa Encantada, no Bosque Alemão.
Os Faróis do Saber são unidades integrantes da Rede Municipal de Bibliotecas Escolares e os serviços ofertados nas unidades foram ressignificados nos últimos três anos para melhor atenderas comunidades.          
“Intervenções físicas, formação dos agentes de leitura e reformulação nas programações foram feitas para que as unidades sejam espaços para o convívio das comunidades e para o exercício da cidadania”, diz o diretor do Departamento de Tecnologia e Difusão Educacional, MarlonTerres.
Além das atividades voltadas às práticas de leitura, são desenvolvidas nesses espaços projetos culturais e recreativos. No Farol do Saber Machado de Assis, por exemplo, além de empréstimos de livros e pesquisas diversas, as pessoas têm à disposição atividades como a hora do conto, que acontece semanalmente, o projeto de inclusão digital para estudantes e idosos, xadrez e o projeto vestibular, que cria oportunidade para estudantes que passarão pela seleção do vestibular ter acesso a literatura específica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário