sexta-feira, 28 de agosto de 2015

 
Teresópolis, 28 de agosto de 2015 – A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, entregou nesta semana 50 enxovais de bebês às gestantes moradoras no território de abrangência do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Meudon, e que fazem pré-natal no posto de saúde do bairro. Também participaram da ação as idosas que frequentam a oficina de ginástica para a terceira idade oferecida pela unidade, e que colaboraram com a confecção dos sapatinhos e gorros de lã dos kits. 

“Há três anos realizamos esse trabalho, sempre com a colaboração da nossa rede socioassistencial e dos empresários, que nos ajudam com a doação de material, além da comunidade. Nesses três anos já doamos mais de 250 enxovais”, pontuou Tereza Alvarez, coordenadora do CRAS Meudon. 

Profissionais da equipe do PSF do Meudon fizeram palestra sobre amamentação, alimentação saudável e cuidados com a ingestão de medicamentos durante a gravidez, entre outros temas. “Com essas orientações a gente consegue melhorar a qualidade de vida de gestantes e bebês, evitando problemas de saúde”, destacou a farmacêutica Nathália Oliveira, acrescentando que o acompanhamento de mães e filhos prossegue após a gravidez. “Para participar, as gestantes têm que estar inscritas no programa de pré-natal do posto de saúde do bairro. A partir daí tem início um trabalho de direitos sociais, para complementar as questões de saúde que são tratadas pela equipe do PSF”, acrescentou a assistente social Carolina Araújo. 

A gestante Fernanda Machado aprova a iniciativa. “Aprendi a ter mais responsabilidade e como cuidar do meu bebê. Tenho uma colega que está grávida e eu passo tudo o que aprendo aqui pra ela”.  

O funcionamento do Centro de Referência de Assistência Social cumpre determinação do Sistema Único de Assistência Social, criado pelo Governo Federal para padronizar o atendimento social às famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica em todos os municípios do País. O objetivo é atender grupos familiares que, em decorrência da pobreza, estão vulneráveis, privados de renda e do acesso a serviços públicos. 

Localizado na Rua Caramuru, 108, no Meudon, o CRAS funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, e atende famílias do bairro e também do Jardim Meudon, Bom Retiro, Vale da Revolta e Coreia. Oferece oficina de artesanato para crianças até 10 anos de idade, recreação infantil e ginástica para a terceira idade; também faz o cadastramento para o programa federal Bolsa Família. O telefone para informações é (21) 3641-1437

Fotos – Lipe Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário