PRAIAS
As praias de Camburi, Ilha do Boi, Curva da Jurema e Castanheiras fazem a alegria dos banhistas na capital. Quiosques para comercialização de comida e bebida e deck de madeira com mesinhas para os clientes também podem ser encontrados ao longo do calçadão. Além de cuidar da limpeza das áreas, a Prefeitura fornece serviço de guarda-vidas e uma análise semanal da qualidade das águas em 24 pontos diferentes.
CAMBURI É OPÇÃO PARA PASSEIO AO AR LIVRE E PRÁTICA DE ESPORTES
André Sobral
Elizabeth Nader
Localizada ao Norte da cidade, Camburi é a única praia da capital que fica na área continental. Com seus seis quilômetros de extensão, é completamente urbanizada e arborizada. Toda a orla tem boa iluminação e, no inicio, há um monumento à Iemanjá. Já o mar de Camburi, considerado um dos melhores lugares para velejar no Brasil, é excelente para praticar windsurf, kitesurf e passeiar de veleiro.
O calçadão tem uma pista específica para corrida, caminhadas, passeios de bicicleta, skate e patins. Também possui uma Academia Popular da Pessoa Idosa.
Quiosques para comercialização de comida e bebida e deck de madeira com mesinhas para os clientes também podem ser encontrados ao longo do calçadão. Uma obra, autorizada pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU), está reformando os quiosques e contempla também banheiros de uso público, adequados às normas de acessibilidade.
Em 2014, a Prefeitura de Vitória concluiu a construção de sete quiosques na orla da Praia de Camburi. Assim, a cidade passou a ter ainda mais opções para atender os frequentadores da praia. Há, ainda, um quiosque que serve como sede do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE).
Rua de Lazer
Aos domingos e feriados, das 7 às 13 horas, trechos de movimentadas vias da cidade transformam-se em um espaço livre para a prática de esportes e brincadeiras com o projeto Rua de Lazer. Pedestres podem caminhar, correr, pedalar, andar de patins, skate e outros equipamentos esportivos. Jogos como dominó, dama e xadrez também são opções para os frequentadores.
Durante toda a manhã, dois trechos da avenida Dante Michelini ficam interditados para os carros. São eles: Avenida Dante Michelini, entre as avenidas Anísio Fernandes Coelho, e Adalberto Simão Nader, sentido Jardim Camburi. E na Avenida Dante Michelini, entre as ruas Fortunato de Abreu e José Celso Cláudio, sentido Porto de Tubarão, também das 7 às 13 horas.
Agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) orientam o fluxo de veículos e os pedestres, para dar segurança a todos.
Como chegar
No sentido Norte para o Sul da cidade, a praia compreende os bairros de Jardim Camburi, Mata da Praia e Jardim da Penha. Localiza-se na Avenida Dante Michelini e seu ponto de início é a Ponte de Camburi, que faz divisa com o bairro Praia do Canto.
CURVA DA JUREMA SERVE PETISCOS DA CULINÁRIA CAPIXABA À BEIRA-MAR
Marcos Salles
O visitante pode admirar a paisagem a partir de um dos quiosques com áreas cobertas, onde são servidos petiscos da culinária capixaba.
A praia é indicada para a prática de stand up paddle, ou SUP, esporte no qual se rema de pé sobre uma prancha, e passeios de veleiro.
Nas proximidades, a orla se inicia do lado do Iate Clube. Depois, chega-se à Praça dos Namorados, à Praça dos Desejos e às proximidades da ponte que interliga a Ilha de Vitória à Ilha do Frade.
O mar de águas frias e calmas é ideal para a prática de esportes náuticos e com estreita faixa de areia para corridas e caminhadas.
A região conta ainda com calçadão, iluminação noturna, lanchonetes e conta com extensa área recreativa, além da estrutura para a prática de tênis, basquete, vôlei e futebol da Praça dos Namorados.
Como chegar
A melhor referência para o visitante chegar à Curva da Jurema é o Shopping Vitória, uma vez que a praia se situa nos fundos à esquerda do centro comercial. A Curva da Jurema fica no acesso que interliga a Avenida Américo Buaiz à ponte da Ilha do Frade.
ILHA DO BOI TEM PRAIAS DE ÁGUAS CLARAS E TRANQUILAS
Tadeu Bianconi
Carlos Antolini
Com extensão de 140 metros, a Ilha do Boi mantém sua reserva graças a algumas peculiaridades. Além das águas tranquilas e claras, a Praia Grande (ou Praia da Esquerda) é um recanto natural e com sombras proporcionadas por árvores. A Praia Pequena ou Praia da Direita fica nas proximidades.
Ambas se encontram a poucos minutos da Praia do Canto e de Jardim da Penha, representam um dos pontos de encontro dos jovens da cidade e são excelentes para a prática de stand up paddle, esporte no qual se rema de pé sobre uma prancha.
Em 2014, a Prefeitura instalou dois chuveiros nas praias da Direita (ponto 18) e da Esquerda (ponto 19, praia Grande) para atender os frequentadores. Os equipamentos possuem válvula de acionamento da vazão de água com temporizador para evitar desperdício. Todos os quatro chuveiros serão mantidos pela Semob, por meio da Administração Regional da Praia do Canto (AR 5).
O local também recebeu banheiros, garantindo maior infraestrutura para turistas e moradores de Vitória que gostam de frequentar a praia da Ilha do Boi. Na praia da Esquerda, além dos chuveiros, há três banheiros, sendo dois para homens e mulheres e um para pessoas com necessidades especiais.
Como chegar
O acesso se inicia atrás do Shopping Vitória e no final, virando à direita, há uma guarita de monitoramento e de segurança. O visitante deve seguir pela rua Renato Nascimento Daher Carneiro, que vai até o local onde se encontram as praias. A rua é sinuosa e percorre toda a extensão da Ilha do Boi.
PRAIA DAS CASTANHEIRAS: ACESSO PELAS PEDRAS DA ILHA DO FRADE
Está localizada na Ilha do Frade. Embora seja pequena, tem na beleza e sombras das suas castanheiras a grande atração para seus frequentadores. A praia agrada a todos os gostos.
Possui pequenas piscinas naturais, entre pedras, propícias para as crianças, além do mar aberto, para quem prefere dar longas braçadas. Situada em uma ilha, o acesso é feito por escada ou caminhando entre as rochas.
Para chegar a essa praia de peculiar beleza cênica, só mesmo fazendo uma pequena caminhada entre a vegetação e as pedras da Ilha do Frade.
PROJETO PRAIA ACESSÍVEL FACILITA BANHO DE MAR DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
As pessoas com deficiência ganharam mais segurança para aproveitar as praias de Vitória com o projeto Praia Acessível, disponível desde fevereiro de 2014 na Curva da Jurema. Uma rampa de acesso e cadeiras anfíbias estarão à disposição dos frequentadores aos domingos, das 8 às 17 horas.
Assistentes sociais, psicólogos e professores de Educação Física ficarão em uma tenda instalada no local auxiliando e orientando as pessoas com deficiência para que todas tenham um lazer seguro. A cadeira anfíbia é especial, pois não afunda na areia e é flutuante. A altura permite ainda que a pessoa que a utiliza sinta a água do mar.
Implantado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp), o projeto tem como objetivo permitir que deficientes físicos tenham acesso ao lazer de maneira plena, afastando os impedimentos por falta de acessibilidade. Para o acesso à praia, deve ser utilizada a rampa que fica logo após a Praça dos Desejos.
GUARDA-VIDAS PREVINEM ACIDENTES NAS PRAIAS E SALVAM AFOGADOS
Marcos Salles
Thalles Waichert
O Serviço de Salvamento Marítimo realiza ações para a prevenção de acidentes no mar e de busca e salvamento de afogados. O serviço é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com o Corpo de Bombeiros, a Capitania dos Portos e a Guarda Municipal. O Corpo de Bombeiros realiza o treinamento (curso de formação) dos guarda-vidas e supervisiona os trabalhos.
Serviço contínuo
De março a outubro há seis postos de salvamento, cada um com dois guarda-vidas, espalhados pelas praias de Vitória. São três na praia de Camburi, um na praia da esquerda da Ilha do Boi e dois na praia da Curva da Jurema. Eles realizam o salvamento e a orientação dos banhistas.
O serviço conta também com dois barcos infláveis para monitorar o tráfego de embarcações (principalmente nos finais de semana). As embarcações a vela devem manter uma distância mínima de 100 metros da areia da praia. Já as de propulsão motora devem manter-se a, pelo menos, 200 metros. Os postos de guarda-vidas também atuam na fiscalização desses limites e acionam os barcos infláveis da Prefeitura ou a Capitania dos Portos.
Horário de funcionamento: todos os dias, das 8 às 17 horas; durante o verão, das 8 às 18 horas.
Serviço no Verão
No verão (de novembro a fevereiro), o número de postos de observação sobe para 14, mantendo-se dois guarda-vidas em cada um. São sete em Camburi, um na Ilha do Frade, dois na Ilha do Boi e quatro na Curva da Jurema. Os barcos infláveis intensificam a fiscalização do tráfego de embarcações e o número de profissionais envolvidos no serviço chega a 70.
Reclamações
Para fazer qualquer reclamação ou denúncia sobre embarcações, animais na areia ou banhistas em comportamento perigoso, basta se dirigir a um posto de observação e conversar com um guarda-vidas.
ANÁLISE SEMANAL INDICA COMO ESTÁ A QUALIDADE DAS PRAIAS DA CIDADE
Carlos Antolini
A balneabilidade das praias é a indicação da qualidade das águas destinadas a contato direto e prolongado, natação, mergulho e lazer. Em Vitória, um laboratório certificado contratado pela Prefeitura realiza semanalmente as coletas e as análises bacteriológicas das amostras de água em 24 pontos.
A classificação semanal da balneabilidade é essencial para apresentar aos cidadãos as condições sanitárias das praias. Os resultados são divulgados semanalmente pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) e podem ser consultados on-line.
Como é feita a análise
A avaliação das condições de banho nas praias de Vitória é realizada com base na resolução 274/2000, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). De acordo com essa resolução, o coliforme termotolerante é um indicador bacteriológico para avaliar a qualidade das águas.
Esse microorganismo é encontrado em fezes humanas e de outros animais de sangue quente, estando presente em solos e, principalmente, em efluentes domésticos (esgoto). A quantificação dessa bactéria em amostras de água permite avaliar a qualidade da praia para banho, classificando-a em própria (excelente, muito boa e satisfatória) e imprópria. Ainda, trechos com histórico de má qualidade das águas, ou que tenha ocorrido algum acidente ou evento que possa agir diretamente sobre saúde humana são interditados para banho.
Elevada concentração de coliforme termotolerante está, diretamente, relacionada com a contaminação da água por esgoto, sendo alta a possibilidade da presença de organismos patogênicos que podem ocasionar inúmeras doenças.
Riscos
Ao atingirem as águas das praias, corpos d'água contaminados por esgoto doméstico podem expor os banhistas a bactérias, vírus e protozoários. Crianças e idosos, ou pessoas com baixa resistência, são as mais suscetíveis a desenvolverem doenças ou infecções após terem nadado em águas contaminadas.
A doença mais comum associada à água poluída por esgoto é a gastroenterite. Ela ocorre em grande variedade de formas e pode apresentar um ou mais dos seguintes sintomas: enjoo, vômitos, dores de estômago, diarréia, dor de cabeça e febre. Outras doenças menos graves incluem infecções de olhos, ouvidos, nariz e garganta. Em locais muito contaminados os banhistas podem estar expostos a doenças mais graves, como disenteria, hepatite A, cólera e febre tifóide.
Fatores que influenciam a presença de esgoto doméstico nas praias
- Existência de sistemas de coleta e disposição dos despejos domésticos gerados nas proximidades;
- Existência de córregos afluindo ao mar;
- Afluência turística durante os períodos de temporada;
- Fisiografia da praia;
- Ocorrência de chuvas;
- Condições de maré.
Como se prevenir
- Tomar banho apenas nas águas das praias que forem classificadas como próprias;
- Evitar o uso das praias após a ocorrência de chuvas de maior intensidade, uma vez que aumenta o fluxo dos cursos d'água;
- Evitar a ingestão de água do mar, com redobrada atenção às crianças e aos idosos, que são mais sensíveis e menos imunes do que os adultos.
PRAIA LIMPA REALIZA AÇÕES PARA SENSIBILIZAR BANHISTAS A CUIDAR DA ORLA DA CIDADE
Foto Divulgação
Yuri Barichivich
A campanha Praia Limpa nasceu com a proposta de manter a qualidade das praias de Vitória. São desenvolvidas ações para sensibilizar e conscientizar os banhistas sobre os cuidados na orla da capital.
Durante a campanha, são realizadas abordagens educativas na praia, onde os frequentadores são informados sobre o correto comportamento nesse ambiente, além de atividades lúdicas visando a preservação ambiental, como apresentações de teatro, circo, cinema e brincadeiras para as crianças.
O objetivo principal é envolver, incentivar e conscientizar turistas, comunidade local e crianças, sobre a importância de preservar e manter as praias limpas, destinando corretamente o lixo e os resíduos sólidos.
Equipes de educadores ambientais percorrem as praias do município nos finais de semana, acompanhados por atores, que realizarão apresentações teatrais, sensibilizando os banhistas sobre os cuidados necessários para o bom uso das praias.
Os educadores abordam os banhistas visando orientar sobre condutas que ajudem a preservar as praias e os cuidados necessários para ser um banhista consciente, como por exemplo, ingerir bastante líquidos, utilizar proteção solar, não deixar lixo nas praias e preservar a restinga.
Além disso, são abordados comerciantes e ambulantes, assim como outros trabalhadores que atuam nas praias, com o propósito de estimular a implementação de práticas sustentáveis que contribuam na preservação da praia e da restinga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário