CAPACITAÇÃO VAI FOMENTAR PRODUÇÃO DE ORGÂNICOS EM QUISSAMÃ
AÇÃO É UMA PARCERIA DA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, AGRICULTURA E PESCA COM O SEBRAE
A apresentação acontece a partir das 14h na sala de reunião da secretaria, no Parque de Exposições Renato Queirós Carneiro da Silva, e visa oferecer apoio aos produtores auxiliando-os na busca de práticas adequadas de produção agroecológica, planejamento da produção e organização empresarial, oferecendo acompanhamento técnico e apoio à certificação.
De acordo com a orientadora de negócios do Sebrae, Silvia Romão esse é o primeiro passo do projeto, e em um segundo momento, entraria em prática o plano de ação direcionado pelo Sebrae. “Neste encontro vamos fazer a apresentação aos engenheiros agrônomos e técnicos da secretaria do Projeto de Fortalecimento da Cadeia de Orgânicos e abordagem sobre o tema, para que junto ao Sebrae, a secretaria desenvolva o trabalho apoiando os produtores a chegarem a precificação, certificação e reconhecimento justo do trabalho que desempenham”, explicou.
A programação da capacitação tem início às 14h. A abertura do encontro será com a analista do Sebrae da região Norte, Silvia Romão, em seguida o Engenheiro Agrônomo, Aly Ndiany vai falar sobre produção orgânica. As atividades continuam com a apresentação do Projeto de Fortalecimento da Cadeia de Orgânicos, pela Analista e Gestora estadual do projeto, Ana Carolina, e finalizando os trabalhos do dia, a formulação da Agenda de trabalho de atuação na região, das consultoras do Sebrae.
Para o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Jorge da Penha, a expansão da produção de orgânicos é um caminho natural, pois o mundo caminha para a preservação ambiental e melhoria da qualidade de vida das pessoas. “A agricultura orgânica é uma técnica inovadora a ser implantada no município, que vai melhorar não só a vida dos produtores e munícipes, mas principalmente das crianças da rede, pois parte da produção familiar é absorvida na merenda escolar”, salientou.
Com foco na agricultura familiar, município foi finalista em prêmio do Sebrae
Quissamã foi uma das cidades finalistas da IX edição do Prêmio Prefeito Empreendedor, promovido pelo Sebrae, que aconteceu nesta quarta-feira (30), no Rio de Janeiro. Na solenidade foram premiados os gestores que implantaram projetos com resultados comprovados que estimularam o surgimento e o desenvolvimento de pequenos negócios e a modernização da gestão pública, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do município. A cidade participou na categoria 'Pequenos Negócios no Campo' com o projeto: “Do Campo à Escola: Agricultura sustentável garante alimentação saudável e íntegra o desenvolvimento de Quissamã”, o trabalho foi elaborado numa ação articulada entre as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Urbanismo, Trabalho e Renda; de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e de Educação, com abordagem na gestão de agricultura familiar e merenda escolar e seus benefícios sociais, econômicos e sustentáveis. Os municípios selecionados fazem parte de uma publicação do Sebrae que foi lançada durante a cerimônia da premiação estadual. Quissamã concorreu com oito municípios em entre os 63 inscritos do Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário