sábado, 16 de abril de 2016

Inscrições abertas para Festival Indígena e Torneio de Xadrez

15/04/2016 15:31:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de tabuleiro de xadrez
Foto: Arquivo Secom
Atividades buscam integrar alunos e estimular habilidades
Educadores devem ficar atentos aos prazos para as inscrições no I Festival Estudantil Indígena de Macaé e nos Jogos Estudantis das Escolas Municipais de Xadrez (Jeem-Xadrez). Para o Festival, o prazo é até segunda-feira (18). Já para os jogos de xadrez, o prazo é até o dia 26 de abril.
FESTIVAL - A participação no festival pode deve ser oficializada no portal da prefeitura de Macaé:www.macae.rj.gov.br. A programação é direcionada a estudantes das redes municipal, estadual e privada das turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.

O festival acontece na quarta-feira (20), na sede da Rinha das Artes, Rua Dr. Júlio Olivier, 633, Centro. A iniciativa visa incentivar a valorização histórica cultural da população indígena brasileira, nas unidades de ensino.

As apresentações deverão ser do gênero indígena brasileira e devem ser em no máximo cinco minutos. Os alunos serão avaliados por uma comissão julgadora formada por especialistas na área de dança e cultura Indígena Brasileira e/ou Latina Americana. A proposta busca ainda descobrir talentos e incentivar nas escolas a criação e a manutenção de espaços, tendo a dança como forma de arte.

Xadrez - Para movimentar as escolas e reforçar o desenvolvimento da capacidade de planejamento, concentração, autonomia e espírito competitivo dos alunos nos dias 28 (quinta-feira) e 29 (sexta-feira), acontecem os Jogos Estudantis das Escolas Municipais de Xadrez. As inscrições seguem até o dia 26 (terça-feira) pelo endereço eletrônico semedesportes@gmail.com.

A programação será realizada a partir das 8h na sede da Fundação Educacional de Macaé (Funemac). Para melhor atender os alunos, o Jeem-Xadrez foi subdividido. No primeiro dia, a modalidade vai integrar no turno da manhã, alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). Já no turno da tarde, será a vez das turmas de 1º ao 5º ano. No encerramento no dia 29, o evento contará com estudantes do Colégio Aplicação (CAp) e de escolas convidadas, das 13h às 17h.

Além do torneio de xadrez, os professores das turmas envolvidas participarão de um workshop específico com mediação do professor Jorge Archilles. Durante o curso, serão destacadas atividades que poderão ser desenvolvidas junto aos alunos, no que se refere ao desenvolvimento das competências e habilidades. A proposta é formar multiplicadores da modalidade.

Lei - Em virtude das vantagens pedagógicas, a rede segue a lei municipal 2.891/07, que institui a prática de xadrez nas escolas em prol do desenvolvimento integral do aluno. Um dos destaques é o xadrez lúdico, indicado a crianças de até dez anos. A abordagem enfatiza a prática para o lazer e ajuda a criança a se adaptar aos compromissos da escola. Já o xadrez pedagógico é voltado para crianças acima de dez anos. Nesta modalidade, são desenvolvidas habilidades que os estudantes têm dificuldades e comprometimento no desempenho escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário