segunda-feira, 4 de abril de 2016

QUISSAMÃ RECEBE ORIENTAÇÃO PARA FORTALECIMENTO DA CADEIA DE ORGÂNICOS

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EM . PUBLICADO EM MEIO AMBIENTE, AGRICULTURA E PESCA

CAPACITAÇÃO É DESENVOLVIDA PELO SEBRAE PARA OS TÉCNICOS DA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE AGRICULTURA E PESCA

(Foto: Adilson dos Santos/PMQ)Capacitação dos técnicos e colaboradores da pasta sobre produção orgânica - (Foto: Adilson dos Santos/PMQ)A Prefeitura de Quissamã ainda está colhendo os frutos de sua participação no Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae, em que participou na categoria 'Pequenos Negócios no Campo' com o projeto: “Do Campo à Escola: Agricultura sustentável garante alimentação saudável e íntegra o desenvolvimento de Quissamã”.
Nesta segunda-feira (04), o município recebeu uma equipe do Sebrae para dar início à capacitação dos técnicos e colaboradores da pasta sobre produção orgânica. Ideia que surgiu depois da realização dos cursos ministrados pela entidade para capacitação dos agricultores familiares do município, que trabalhou com o desenvolvimento das competências e características empreendedoras desses produtores.
De acordo com a analista do Sebrae da região Norte, Silvia Romão, na ocasião foram identificados que esses produtores são considerados agroecológicos. “Com a implantação desse projeto, estamos buscando dar apoio na area de organização, capacitação, mercado e a certificação da produção orgânica desses agricultores”, explicou.
Durante o encontro que reuniu a equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente Agricultura e Pesca e de entidades como a EMATER, a Gestora estadual do Sebrae, Ana Carolina de Freitas, fez uma explanação sobre as etapas do projeto que tem por objetivo o fortalecimento da cadeia produtiva de orgânicos. “Viemos aqui atender a uma demanda da secretaria que tem o interesse em conhecer ás práticas desse trabalho e apresentar todas as suas possibilidades para saber qual se encaixa melhor na realidade do município”, destacou.
Ela contou que hoje, de acordo com dados do Ministério da Agricultura, o Estado conta dom 524 produtores com certificação de produção orgânica, e o papel do Sebrae com essa capacitação visa principalmente dar apoio para que mais produtores possam se qualificar para essa certificação.
O Engenheiro Agrônomo, Aly Ndiaye destacou as vantagens em adotar a produção agroecológica, como por exemplo, o mercado em potencial e bons preços para a venda direta. “Os pequenos produtores precisam se preparar para entrar nesse negócio, pois a produção de orgânicos, pode ser feita em qualquer ecossistema, produz alimentos com mais qualidade, preserva o meio ambiente e valoriza o agricultor e o consumidor”, ressaltou.
Produção orgânica - O Projeto Fortalecimento da Cadeia de Orgânicos realizado pelo Sebrae, busca apoiar os produtores, em todos os níveis da cadeia produtiva, com o objetivo de facilitar a superação de desafios. “Estamos incentivando a produção desse tipo de alimento, pois estamos investindo em uma alimentação mais saudável para o consumidor, para os alunos da rede municipal que consomem esses alimentos na merenda escolar e apostando em produto que vai chegar no mercado com um grande diferencial que é a certificação, garantindo um mercado especializado para esses produtos”, resumiu o secretário de Meio, Ambiente, Agricultura e Pesca, Jorge da Penha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário