sexta-feira, 1 de abril de 2016

Sábado será de festejos e jogos pelos 389 anos do Ver-o-Peso

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 01/04/2016 10:19

  • / ANIVERSÁRIO / 01/04/2016 10:19

    Equipe da Sesan faz lavagem do Ver-o-Peso já preparando o espaço para as homenagens


É grande a expectativa de quem passa a maior parte do dia no complexo Ver-o-Peso pela chegada deste sábado, 02, quando será realizada a festividade em homenagem aos 389 anos do mercado, completados no último domingo, 27 de março. Para o vendedor de Castanha-do-Pará, Rosimar Ferreira Chaves, de 44 anos, que pretende competir nos Jogos do Ver-o-Peso, essa edição tem um sabor diferente: o clima de disputar no ano em que Belém completa 400 anos de história.
“Nossa linda cidade acabou de fazer um aniversário histórico e o Ver-o-Peso faz parte disso. Com certeza aqui vai estar cheio de turistas prestigiando e eu quero aproveitar a competição de descascar castanha, para ganhar clientes”, ressaltou o vendedor, que pretende fazer bonito na sétima edição dos Jogos do Ver-o-Peso.
Açaí, Bacuri, Castanha-do-Pará, Cupuaçu, Manga e Pupunha são os nomes das equipes que vão disputar as provas de descascar castanha, descascar macaxeira, despolpar cupuaçu, peneirar goma, debulhar açaí e comer o prato escolhido pelos paraenses como a comida típica dos 400 anos de Belém: açaí com farinha e peixe frito. Ao todo os jogos terão 120 participantes.
De acordo com o coordenador da festividade de aniversário do mercado, Fabiano Scherer, que integra o comitê Belém 400 anos, o dia 02 foi uma escolha dos próprios feirantes, visto que o aniversário de 389 foi no último dia 27 de março, coincidindo com a Páscoa, feriaado e com muita gente viajando na cidade.
“Este aniversário será comemorado de uma maneira diferente, que inclui ação de cidadania e saúde, levando benefícios reais à população, com emissão de documentos, ações de beleza e atendimentos médicos, envolvendo cerca de 350 pessoas. Além disso, teremos os tradicionais corte do bolo e jogos”, pontuou Fabiano.
As homenagens iniciarão com alvorada acompanhada pela banda da Guarda Municipal de Belém, seguida de culto ecumênico e, o tradicional “parabéns” com o corte do bolo de dez metros. Logo depois, iniciam os jogos do Ver-o-Peso, que vão premiar os primeiros, segundos e terceiros lugares de cada disputa com os valores de R$ 500 a R$ 200 reais, por ordem decrescente de classificação. A previsão é que os jogos sejam iniciados após o corte do bolo, por volta de 9h, e sigam até as 13h.
As homenagens ao mercado também fazem parte das comemorações pelos 400 anos de Belém, num trabalho integrado de todas as Secretarias Municipais, Guarda Municipal, Fundação Papa João XXIII, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana, Portal do Trabalhador, Coordenadoria da Mulher e Coordenação de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional. 
Serão realizadas ações como emissão de carteira de trabalho, RG, carteira de estudante, carteira do idoso, atualização e inclusão no Cadastro Único, orientação sobre programas sociais, orientação jurídica, serviços de saúde, limpeza de pele, corte de cabelo, orientação nutricional e muito mais.
O mercado já está sendo preparado para receber os visitantes e feirantes que vão participar do aniversário. Equipes da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) estão realizando a limpeza do local, retirando o lixo e fazendo a tradicional lavagem do espaço.
A prefeitura de Belém também preparou uma extensa programação cultural, que deve seguir pela tarde até as 17h30, com performances do artista Emiliano Picanço, com o “Ritual de Amor por Belém”; grupo de Carimbó Frutos do Pará; Companhia de Dança FreeDance, que apresentará um espetáculo de dança de rua; grupo Ralli do Samba, com repertório de pagode e sertanejo; além de apresentações do cantor sertanejo Kaio Reis e do cantor Kléber Max, que contará com a participação de Gina Lobrista e Jorginho Gomes. A canção símbolo dos 400 anos de Belém “Ao Pôr do Sol”, sucesso na voz de Teddy Max, pai de Kléber, é uma das mais esperadas do espetáculo.
Texto: Karla Pereira
Foto: Adriano Magalhães
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário