sexta-feira, 8 de julho de 2016

Ações de saúde e entretenimento marcam os 121 anos de Mosqueiro

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 06/07/2016 16:21

  • / BUCÓLICA / 06/07/2016 16:21

    Mosqueiro completa 121 anos e segue sendo um dos destinos preferidos para quem procura tranquilidade e lazer.


A bucólica ilha de Mosqueiro completa hoje, 06 de julho, 121 anos. E, em meio à tranquilidade que o local traz aos moradores e veranistas, estão as belas praias de água doce, que são um verdadeiro convite para quem ganhou um tempinho na vida agitada, assim como fez a família do consultor de vendas, Wellyson Farias, de 26 anos, que reside em Benevides, mas aproveitou o dia de lazer ao lado da família.
“A gente tem que aproveitar cada segundo que ganha de folga para curtir ao lado da família, e justamente hoje, no aniversário dessa ilha maravilhosa, eu tive direito a uma folguinha, não é maravilhoso? Botei todo mundo para acordar cedo que hoje era dia de banho de praia”, disse o consultor, que não mede elogios para Mosqueiro. “É maravilhoso saber que temos um lugar como esse dentro de Belém, tão perto, tão aconchegante, que a gente só quer que os anos se multipliquem”, declarou.
O distrito é um dos principais destinos dos paraenses nesse período de férias escolares, principalmente pelo fato de estar  a pouco mais de 70 km da capital. Em comemoração ao aniversário de Mosqueiro, a Agência Distrital (Admos) preparou uma vasta programação que se estende até o próximo domingo, 10.
Nesta quarta-feira, 06, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) levou até os feirantes da ilha, os serviços do projeto Sesma nas Feiras, que oferece serviços de saúde aos feirantes de Belém. O projeto está sendo realizado no centro catequético da igreja Nossa Senhora do Ó, na Vila, e durante a ação, feirantes e comunidade em geral têm acesso aos testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite; orientações educativas; consultas médicas; oftalmologia; verificação da pressão arterial e palestras educativas.
De acordo com Dione Cunha, assessora técnica da Sesma e coordenadora da ação, a ação será realizada até sexta-feira, 08, e espera atender em média, 800 pessoas. “Este projeto tem como objetivo dar a oportunidade para que trabalhadores cuidem da saúde e tenham acesso rápido aos serviços”, explicou Dione.
Para a presidente da Federação dos Feirantes do Pará , Maria do Socorro Siqueira, “Esta foi uma excelente iniciativa em benefício dos feirantes, pois eles quase não têm tempo para cuidar da saúde, devido aos horários em que se dedicam ao trabalho nas feiras. Essa é, de fato, uma comemoração para a ilha de Mosqueiro e para quem vive nela, pois a promoção da saúde é primordial para qualquer pessoa”, destacou.
Entretenimento
No final de semana nas programações que envolvem o aniversário de 121 anos da bucólica, a Agência Distrital, em parceria com a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), vai promover a 25ª edição da tradicional  prova a nado “Murubira/Farol”, que deverá reunir 100 participantes.
Além da competição de nado, haverá uma programação de ciclismo, que se concentrará no mercado de São Brás, em Belém, saindo às 4h para Mosqueiro, com percurso passando pelos principais pontos do distrito.  Outra ação prevista é a realização do projeto “Minha Praia”, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), que vai ofertar nos dias 8, 9 e 10, uma série de atividades que incluem futebol de areia, basquete de praia, manbol e peteca, jogos eletrônicos de movimento (x-box),  pintura de rosto,  dança de salão, aulão de ginástica, pintura livre, pebolim e cama elástica,  frescobol, jogos de salão e circuito de exercícios funcionais.
De acordo com o agente distrital, Benedito Cavallero, “Mosqueiro é um dos locais que sempre está na rota das famílias. Por este motivo, a programação de aniversário visa atender a todos, seja com ações de saúde, lazer ou entretenimento”.
Para dar apoio às ações de veraneio na ilha, a Secretaria Municipal de Saneamento disponibilizou mais servidores para a execução dos serviços de limpeza nas vias de Mosqueiro. Também houve aumento no quantitativo de agentes da Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém que estão monitorando o trânsito e orientando motoristas e pedestres nas vias do distrito. 
Texto: Karla Pereira
Foto: Eliza Forte
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário