Pré-vestibular Municipal inova em métodos de ensino para aumentar chances de aprovação
Da Redação - Agência Belém de Notícias - 08/07/2016 08:39
Inaugurado em maio do ano passado, o Cursinho Pré-vestibular da Prefeitura de Belém foi uma iniciativa para impulsionar pessoas que passaram toda a vida escolar na rede pública e que precisam de apoio para conquistar uma vaga na universidade. O cursinho é totalmente gratuito e logo após os primeiros quatro meses de preparação dos alunos, contribuiu para aprovação de cerca de 300 candidatos, 17 deles em primeiro lugar em cursos da Ufpa e Uepa.
Este ano, a rotina de estudos para os 600 alunos matriculados segue em busca de boa pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - que será realizado em novembro -, inclusive com aulas regulares até o dia 21 de julho. A aluna Josiane Maia, de 34 anos, sonha em ver seu nome no listão dos aprovados do curso de Nutrição da Universidade Federal do Pará. Ela irá tentar o vestibular pelo quarto ano. “Quero manter o ritmo de estudos, enquanto muitos estão curtindo as férias, continuo focada no meu objetivo, pois este é o meu grande sonho”, determina-se.
Josiane conta que nesse tempo em que busca pela aprovação no vestibular, já passou por outros cursinhos do ensino privado, porque conseguiu bolsas de estudos, mas que, este ano, está se sentindo mais segura e confiante. “É incrível a qualidade do ensino do Pré-vestibular Municipal, posso dizer que está acima de muitos cursinhos particulares e o suporte que tenho tido aqui, com professores excelentes e métodos de ensino únicos, sinto que estou muito mais preparada”.
Com equipe de 65 professores renomados no mercado, o Pré-Vestibular está sempre em busca de oferecer ferramentas de ensino que elevem cada vez mais o nível dos alunos e, segundo o coordenador do Cursinho, Professor Branco, esta "tem sido a chave do sucesso e do alto índice de aprovação alcançado em tão pouco tempo, e a conquista do grande sonho dos nossos alunos é a maior conquista também”.
Entre os métodos para aprimorar os conhecimentos dos alunos e deixá-los totalmente preparados para o vestibular, o Cursinho criou os projetos Redação 1000 e Matemática Mais. No Projeto Redação 1000, os alunos realizam três redações por dia com acompanhamento de professores de redação e gramática a fim de melhorar a coesão e coerência dos textos.
Recentemente o projeto foi incrementado com a criação da disciplina Noções de Direitos Constitucionais (NDC). As aulas oorrem uma vez por semana e são ministradas por um profissional de direito que debate com os alunos, do ponto de vista jurídico, assuntos que estão na mídia e que costumam ser abordados no vestibular, como por exemplo, direitos humanos, redução da maioridade penal, racismo, guerra, feminismo, migração.
Professores de sociologia e filosofia dão continuidade ao tema enriquecendo o conteúdo dos alunos e estimulando o senso crítico de cada um. As últimas aulas do dia são de língua portuguesa e, por fim, a de redação, na qual os alunos desenvolvem redações com a temática que foi discutida o dia inteiro.
A nova iniciativa tem deixado os alunos bastante empolgados. E a Josiane, a futura acadêmica de Nutrição, é uma delas. “Eu estou completamente encantada com essa nova disciplina, não perco por nada! Como é gratificante a gente adquirir conhecimento e ver que o modo de aprendizado tem aprimorado nossa visão de mundo e tem nos tornado aptos e muito seguros para escrever sobre assuntos importantes da nossa sociedade e que antes nos pareciam tão complexos”, destaca Josiane.
Já o Projeto Matemática Mais, que será iniciado no mês de agosto, busca o melhorar o nível dos alunos em cálculo. Para isso, o Cursinho irá aumentar o número de professores de matemática e intensificar o ensino da disciplina. Além das aulas regulares sobre o conteúdo programático que cai no vestibular, os estudantes terão aulas específicas para realização de exercícios das quatro operações básicas da matemática: adição, subtração, multiplicação e divisão. As aulas de matemática serão realizadas em dois dias da semana, sempre no contra turno das aulas regulares.
“Estes projetos são inovadores, não existe em nenhum outro cursinho do Estado e já estão rendendo ótimos resultados. Estas duas disciplinas são as mais desafiadoras para os candidatos, então ao trabalharmos nelas com maior ênfase e com o método certo, as chances dos alunos atingirem nota máxima nas provas de redação e matemática triplicam, o que fará com que eles estejam muito a frente dos outros candidatos e aí, a aprovação será certa”, conclui Professor Branco.
Texto: Lilianne Villacorta
Foto: Eliza Forte
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)
Foto: Eliza Forte
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário