quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Alunos superam limitações para estudar e realizar sonho de entrar na universidade

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 11/08/2016 09:51

  • / DIA DO ESTUDANTE / 11/08/2016 09:51

    Estrutura adaptada e ensino diferenciado entusiasmaram Carlos Roberto, que sonha conquistar vaga na UFPA


Já na infância diagnosticado com artrogripose [doença rara caracterizada pela deformidade e rigidez nas articulações], o estudante Carlos Roberto Santos, 20 anos, tem uma rotina superação diária na busca do grande sonho: ser aprovado no curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Pará (UFPA).
O cadeirante é aluno do Cursinho Pré-Vestibular Municipal desde fevereiro deste ano, e um dos homenageados nesta quinta-feira, 11, Dia do Estudante. Para ele, as dificuldades são consideradas ‘degraus para o sucesso’. “Além da dificuldade de locomoção, também enfrento, com a minha família, algumas dificuldades financeiras, mas é isso que me torna cada dia mais forte e me faz acreditar que sou capaz”, comenta Carlos. “Por isso não falto às aulas, presto bastante atenção ao que o professor explica e estudo o máximo que posso”, completa.
Carlos explica, ainda, a importância do cursinho para a realização de seu sonho. “Sempre ouvi falar muito bem das aulas no cursinho e como acompanhei o índice de aprovação nas universidades públicas, não pensei duas vezes e fiz minha inscrição”, disse. “Não teria condições de pagar agora um cursinho particular. E, confesso que não me arrependo. Estou confiante de que tudo dará certo”, entusiasma-se.
O cursinho Pré-Vestibular Municipal, localizado na Avenida Generalíssimo Deodoro, foi inaugurado em 2015 e oferece toda a infraestrutura necessária para a qualificação dos estudantes, como salas confortáveis (com capacidade para comportar de 45 a 50 pessoas), refrigeradas e com recursos multimídia. Tem ainda biblioteca, laboratório de informática, lanchonete, banheiros adaptados, rampa e acomodação para Portadores de Necessidades Especiais (PNEs).
Além dos estudantes atendidos pelo cursinho, a Rede Municipal de Ensino atende, atualmente, cerca de 70 mil alunos matriculados regularmente nas unidades de educação de Belém.
Os estudantes são estimulados à prática do estudo por meio de projetos de incentivo à leitura e escrita desenvolvidos nas bibliotecas escolares e que envolvem atividades interdisciplinares.
Superação
Aos 18 anos, a universitária Lívia Cardoso também compartilha os desafios e comemora as primeiras conquistas da vida profissional após muita disciplina e dedicação aos estudos.
Durante o ano de 2015, ela também frequentou as aulas no cursinho pré-vestibular e, no ano passado, foi aprovada em 4º lugar no curso de Administração da UFPA. Hoje, Lívia concilia os estudos acadêmicos com o estágio conquistado na Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).
“Acredito que a superação de cada desafio nos permite a evolução e com isso a realização dos nossos sonhos”, conta. “Vim de Cametá para estudar e vejo os investimentos na educação como um grande diferencial que vem a contribuir na vida de cada estudante”, comemora Lívia.
Texto: Natasha Albarado
Foto: Tássia Barros - Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário