terça-feira, 2 de agosto de 2016


NITERÓI (RJ): Tocha Olímpica passa por Niterói nesta terça (2)

REPÓRTER: Na reta final do trajeto da Tocha Olímpica pelas cidades brasileiras, chegou a vez de Niterói entrar no roteiro, a três dias da abertura dos Jogos Rio 2016. O revezamento começa por volta das três e meia da tarde desta terça-feira (2), saindo da Praça Araribóia.
 
A chama percorre 18 quilômetros pelas ruas de Niterói. Entre os escolhidos para participar desse momento histórico está Bruno Souza, ex-atleta do handebol masculino. Um dos principais nomes da modalidade no Brasil, Bruno participou das Olimpíadas de Atenas 2004 e Pequim 2008. No entanto, foram nos Jogos Pan-americanos que o atleta e seleção brasileira tiveram os melhores resultados, com a prata em Winnipeg, em 1999, e o ouro em Santo Domingo 2003 e no Rio de Janeiro 2007. Agora, o esportista de Niterói fala sobre a emoção de participar do revezamento na cidade em que nasceu.
 
SONORA: Bruno Souza, ex-integrante da seleção masculina de handebol
“A expectativa é muito grande. A cidade de Niterói é muito próxima ao Rio de Janeiro e, além de tudo, Niterói é um berço de vários atletas olímpicos. Somos, no total, 21 atletas olímpicos. Então tem muita gente que vai conseguir carregar a tocha perto de sua família. Estamos muito empolgados com a chegada da tocha e depois com a passagem dela pelo Rio de Janeiro”.
 
REPÓRTER: O revezamento da Tocha Olímpica em Niterói termina no Teatro Popular, onde, a partir das seis da tarde, uma programação cultural vai animar os espectadores. A Praça Aribóia, o Museu de Arte Contemporânea, Skatepark, Praia de São Francisco, Campo de São Bento, Colégio Abel e a Praça da República também vão ter atrações culturais. A programação começa às três e meia da tarde.
 
Para impulsionar o esporte em Niterói, o Ministério do Esporte investe mais de 900 mil reais ao ano por meio do Bolsa Atleta, incentivo que contempla 61 atletas niteroienses. Outros cinco atletas recebem o Bolsa Pódio, entre eles, Aldemir da Silva Júnior. Aldemir faz parte da seleção de atletismo que vai disputar os Jogos Rio 2016. Para o Ministro do esporte, Leonardo Picciani, as Olimpíadas são um momento de união entre os povos. Ele destaca o sucesso do revezamento pelas cidades em que tem passado.
 
SONORA: Leonardo Picciani, ministro do Esporte
“O espírito olímpico e a chama olímpica têm contagiado o Brasil. Tem sido um sucesso onde a tocha passa. O espírito olímpico traz ideais da humanidade, ideais que todos nós devemos defender”.
 
REPÓRTER: Na quarta-feira, dia 3, a tocha segue para o penúltimo dia de revezamento e passa pelas cidades de Duque de Caxias, São João do Meriti, Nilópolis, Belford Roxo e Nova Iguaçu.
 
Reportagem, Raphael Costa
Foto: Francisco Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário