Projeto leva música como forma de aprendizado a alunos da rede municipal
Da Redação - Agência Belém de Notícias - 08/08/2016 20:37
Mais de mil crianças da rede municipal de ensino serão beneficiadas por meio do projeto “Cantar-o-Lar música infantil para Belém”, que será realizado nas escolas através da parceria entre a Prefeitura de Belém e o músico paraense Salomão Habib. A iniciativa visa difundir a música infanto-juvenil como processo de arte, educação e interdisciplinaridade, para contribuir com o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.
Em reunião ocorrida na tarde desta segunda-feira, 08, no Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes (Crie), foi apresentada a metodologia do trabalho que será realizado nas oito escolas contempladas neste semestre, incluindo os alunos com deficiência, atendidos pelo Crie.
O projeto irá utilizar a música como ferramenta na educação de alunos, com temáticas como cidadania, matemática, história, entre outras, por meio de material contextualizado e regionalizado para as crianças.
De acordo com o músico e coordenador do projeto, Salomão Habib, “a idéia não é formar pessoas para a música, e sim, por meio da música fazê-las aprender e conversar sobre elas mesmas. A música é capaz de entrar como um elemento socializador eficaz neste trabalho, inclusive com alunos portadores de necessidades especiais”, afirmou Habib, que há mais de 30 anos já desenvolve um trabalho educativo com música.
A expectativa é de que neste período de cinco meses, os alunos e seus familiares sejam atendidos pelo projeto, que tem estimativa de público total de 2.000 participantes. As primeiras contempladas serão as escolas Alzira Pernambuco, Rotary, Maria Luiza Pinto Amaral, Walter Leite Caminha, Terezinha Sousa, Liceu Mestre Raimundo Cardoso, Maroja Neto e Escola Bosque.
Para a articuladora dos programas e projetos do Crie, Cecília Barriga, “a música é uma vertente facilitadora para a inclusão, principalmente neste público de três a 17 anos. As linguagens propostas são riquíssimas e estão dentro do projeto pedagógico da rede municipal, além disso, todo esse apoio que estamos recebendo da Prefeitura de Belém com realização da Secretaria Municipal de Educação, certamente vai trazer um resultado maravilhoso para o desenvolvimento das crianças”, disse Cecília.
A diretora da Escola Municipal Alzira Pernambuco, no bairro do Marco, Karla Gouvêa, acredita que o “Cantar-o-lar” foi um ganho para a rede municipal. “Por meio da música o ser humano é capaz de expressar o que ele tem de melhor, e a chegada do projeto vai somar à educação no nosso município. Nós temos um quadro de 12 crianças com autismo na escola, e isso veio para somar”, concluiu.
Texto: Karla Pereira
Foto: Uchôa Silva-Agência Belém
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)
Foto: Uchôa Silva-Agência Belém
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário