domingo, 26 de março de 2017

Maior feira ao ar livre da América Latina, o Ver-o-Peso movimenta a economia de Belém

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 26/03/2017 16:53

  • / ATIVIDADE / 26/03/2017 16:53

    Para celebrar o aniversário do Ver-o-Peso, a PMB junto com o Governo do Estado, organizou uma vasta programação para ocorrer durante o dia


Trabalhar por 63 anos no mesmo lugar, e nem pensar em se aposentar, é para poucos. Mas, o peixeiro Xisto da Silva Brito, de 78 anos, conhecido como Seu Alonso, sabe bem o que é preciso para construir uma carreira tão longeva no mesmo lugar. E não é qualquer lugar, ele trabalha no Mercado de Peixe do Ver-o-Peso desde os 15 anos, lugar que é considerado como a maior feira ao ar livre da América Latina. Prestes a completar 390 anos de história, nesta segunda-feira, 27, a feira do Ver-o-Peso é mais do que um local de trabalho para Seu Alonso, já se tornou sua segunda casa.
“Na nossa época, os pais nos traziam ainda garotos para trabalhar. Eu comecei vendendo sacola no mercado de peixe, e logo depois já fui chamado para começar a trabalhar como peixeiro. Com os anos consegui ter meu próprio box, e daí, não parei mais”, relembra.
Seu Alonso chega ao Ver-o-Peso para trabalhar ainda de madrugada, às 3h30, e só volta para casa, no bairro da Cremação, no final do dia, às 17h30. Com tantos anos de trabalho no Mercado de Peixe e tamanha dedicação, a clientela de Seu Alonso cresceu ao longo dos anos e ele se tornou conhecido em todo o complexo. Hoje, ele afirma que além dos clientes externos, que sempre vão lhe procurar, também distribui peixe para grande parte das barracas de refeição que ficam na própria feira.
“Tem várias boieiras que compram de mim e eu sempre vou por lá almoçar na barraca delas antes de ir pra casa. Cada dia almoço em uma”, conta.
No último sábado, 25, a rotina de Seu Alonso não foi diferente. Após uma longa manhã de trabalho, às 13h, ele arrumou suas coisas e atravessou a feira para almoçar nos boxes de refeição. O espaço escolhido foi o da Nilma Passos, sua cliente há mais de dois anos.
“O peixe do Seu Alonso é de excelente qualidade, sou cliente fiel dele. E ele sempre tá por aqui com a gente comendo um peixinho que ele adora”, afirma a boieira Nilma. Seu Alonso confirma, seu prato preferido é o peixe frito, alguns dias acompanhado de açaí e outros sem. O mesmo peixe que ele vende, ainda fresco para boieiras como Nilma, é o que vai parar no seu prato todos os dias na hora do almoço. “A tradição aqui do Ver-o-Peso é o peixe frito, não tem igual. E como sempre tenho muitas coisas pra fazer antes de chegar em casa, prefiro almoçar por aqui mesmo”, revela sorrindo.
ECONOMIA
Um dos maiores cartões postais da cidade, administrado pela Prefeitura de Belém, o Complexo do Ver-o-Peso, possui um universo vasto de produtos que vão dos peixes, carnes e aves, até frutas, hortaliças, banhos de cheiros e barracas de alimentação, sendo um dos responsáveis por aquecer a economia de Belém. Segundo uma pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a feira chega a movimentar R$ 1 milhão por dia.
O Ver-o-Peso possui, hoje, de acordo com a Secretaria Municipal de Economia (Secon), cerca de, 1.400 permissionários cadastrados, número que chega a dobrar se contar com os ajudantes. Rivaldo Silva, de 55 anos, é um dos 131 permissionários da Feira do Açaí. Chega a vender 100 paneiros por dia para batedores de açaí de vários cantos da cidade. Muitos do próprio Complexo.
“Eles sempre compram aqui com a gente, acho que é mais prático e barato pra eles também”, afirma. Rivaldo criou dois filhos com a venda de açaí na feira, para isso, chega ao local ainda às 02h da manhã e só sai às 8h30. Mesmo com as dificuldades, também não pensa em sair do Ver-o-Peso. “Isso daqui é muito bom”, ressalta.
Allan dos Santos, de 42 anos, é outro que nem pensa em sair do mercado. Ele trabalha na Pedra do Peixe há 25 anos, e explica qual é o diferencial do espaço para atrair tantas pessoas. “Vendemos com qualidade e variedade, e, além disso, os preços são mais baratos do que se vê por aí”, declara.
Para celebrar o aniversário do Ver-o-Peso, nesta segunda, a Prefeitura de Belém junto com o Governo do Estado, organizou uma vasta programação para ocorrer durante o dia. Todas as ações podem ser conferidas aqui.
Texto: Kennya Corrêa
Foto: Tássia Barros - Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário