segunda-feira, 27 de março de 2017

Parceria entre Prefeitura e Governo do Estado contempla 50 famílias com cheques moradia

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 27/03/2017 14:34

  • / MORADIA DIGNA / 27/03/2017 14:34

    Dona Raimunda Costa já tinha perdido a esperança de conseguir recursos para reformar a casa onde mora com a família


Raimunda da Costa, de 77 anos, e Cândido da Silva, 63, não se conhecem. Os dois morando no distrito de Icoaraci, onde a aposentada divide uma casa, de dois cômodos, com dois filhos e uma nora; enquanto ele, também aposentado, vive com outras três pessoas, em uma casa de três cômodos. Realidades parecidas com um sonho compartilhado: ter uma moradia digna. Na manhã desta segunda-feira, 27, dona Raimunda conheceu o aposentado e, juntos, celebraram a conquista de receber o cheque moradia para a construção e/ou reforma da casa própria.
“Tenho dificuldades para andar e já tava sem esperanças de poder arrumar minha casinha pra deixar pros netos. Hoje, finalmente, consegui dar o primeiro passo pra realizar meu grande sonho”, comentou Raimunda, que mesmo com toda a dificuldade de locomoção, chegou cedo ao auditório da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), no bairro de Nazaré, para participar da cerimônia de entrega dos 50 cheques moradia.
O programa cheque-moradia ajuda famílias com renda de até três salários mínimos, a construir, ampliar e/ou reformar a casa própria, ou adaptá-la para garantir acessibilidade para pessoas com deficiência. Estse ano, o programa deve beneficiar, prioritariamente, quatro grupos de famílias: pessoas com deficiência; pessoas com doenças crônicas; pessoas que vivem em casas com risco de desabamento - nesse caso, deve ser apresentado o laudo da Defesa Civil ou do Corpo de Bombeiros; e idosos. O anúncio foi feito pela presidente da Companhia de Habitação do Pará (Cohab), que também participou do evento.
“A Cohab trabalha muito com a parceria da Codem e estamos avançando na área da regularização da capital e devemos seguir com esse trabalho”, comentou Lene Farinha, presidente da Cohab, ressaltando a importância da parceria entre Prefeitura e Governo do Estado.
Seu Cândido, dona Raimunda e outras dezenas de pais e mães de famílias, se disseram emocionados com o benefício. “Esse cheque veio na melhor hora da minha vida. Eu precisava reformar a minha casinha e, assim como é o desejo de todos, oferecer o melhor para minha família”, disse.
“Essa gestão tem o compromisso com a seriedade, voltada à família. E, por isso, hoje eu tenho a grande satisfação de participar desse momento”, ressaltou Maiken Souza, titular da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab).
Ao lado de vereadores e do presidente da Câmara Municipal de Belém, Mário Freitas, o prefeito Zenaldo Coutinho entregou alguns dos cheques para famílias beneficiadas e enfatizou a importância do programa. “Esse programa envolve pessoas que trabalham para outras pessoas com sentimentos. Por isso, faço questão de agradecer a equipe da Sehab e da Cohab pelo esforço, dedicação e por levar em conta as necessidades das pessoas”, pontuou. “O sucesso do programa se vale, também, pelo comprometimento de cada cidadão que procura pelo atendimento e, principalmente, não desiste do sonho”, destacou Zenaldo.
Programa - O Cheque Moradia foi criado pelo Decreto Estadual nº 432, de 23 de setembro de 2003. Em 2009, teve o nome alterado para Credicasa, pelo Decreto Estadual nº 1.948, de 8 de outubro de 2009, e em 2011 voltou a ser denominado Cheque Moradia por meio do Decreto Estadual nº 169, de 19 de agosto de 2011.
Texto: Adriana Pereira
Foto: Oswaldo Forte
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário