segunda-feira, 27 de março de 2017

Principal cartão postal de Belém completa 390 anos

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 27/03/2017 16:01

  • / ANIVERSÁRIO / 27/03/2017 16:01

    O vice-prefeito Orlando Reis entregou o primeiro pedaço do bolo de aniversário


Centenas de pessoas se reuniram na manhã desta segunda-feira, 27, para participar da festividade pelos 390 anos doVer-o-Peso. Na programação, o tradicional bolo de aniversário, ações integradas de cidadania, serviços oferecidos pela Prefeitura de Belém e Governo do Estado, além dos jogos disputados pelos feirantes.
“Fiquei sabendo que hoje teria uma festa aqui, e insisti para minha mãe me trazer. Vim para provar um pedaço desse bolo imenso”, disse a estudante Maria Eduarda,  de 10, acompanhada da mãe, a autônoma Ediléia Lima. “Só faltou ela se pendurar na barra da minha roupa implorando para virmos. Ela queria saber como era uma festa no ‘veropa’, e eu a trouxe”, contou a autônoma.
Este ano, o bolo de 10 metros de comprimento foi ofertado pelo Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral), e teve os recheios de goiabada, doces de leite, cupuaçu e bacuri, coberto de glacê e frutas secas. E assim como Maria Eduarda, a vendedora de doces, Nazaré Castro, 78 anos, não quis ficar de fora da festa e saiu cedo do bairro onde mora para garantir um bom lugar na fila. “Olha a sacolinha aqui, pronta para levar um pedaço de bolo para as filhas”, disse Nazaré entusiasmada, exibindo uma sacola plástica.
A programação teve início às 6h com alvorada, fogos e música da banda da Guarda Municipal. Às 9h o disputado bolo foi cortado, dando início às competições da VII edição dos Jogos do Ver-o -Peso, que movimentaram os trabalhadores da feira em provas que reproduzem as atividades do dia a dia do espaço.
De acordo com o titular da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), Wilson Neto, o aniversario do Ver-o-Peso representa a importância que o mercado tem para o Estado. “São 390 anos de historia onde a gente enaltece a cultura, o feirante e a importância desta feira para o nosso Pará. E os jogos são competições típicas do dia a dia do feirante, para que eles tenham um momento de descontração e, além disso, possam usufruir dos serviços que estão sendo ofertados pela prefeitura e governo do Estado. Afinal, essa história é deles, a gente é apenas coadjuvante deste aniversário”, destacou o secretário.
O “Veropa”, como é carinhosamente chamado, é o mercado que não dorme. Ele é lembrado pela variedade de peixes; frutas; ervas e verduras vendidos diariamente no local. São cerca de R$ 5 milhões de reais, comercializados em média todos os meses. O valor pode dobrar em épocas festivas como Semana Santa, Círio de Nazaré e Natal.
“Quando falamos em diversidade de frutas, peixes, verduras, o local indicado para encontrar isso tudo, é aqui. Aqui também concentra a cultura futebolística do paraense, sendo o palco das mais inusitadas matérias jornalísticas, e, além disso, ele é referência econômica, sendo fonte de sustento para muitas famílias e responsável pelo giro na nossa economia”, enfatizou Orlando Reis, vice-prefeito de Belém.
Ações de cidadania – Nesta manhã, quem foi ao Ver-o-Peso para a festividade, também aproveitou a oferta dos serviços de saúde e cidadania, realizados nos altos do Mercado de Carne.  Na área de saúde foram oferecidos testes rápidos de sifilis e HIV, distribuição de preservativos, orientação nutricional, avaliação odontológica, aferição de glicemia e pressão, consulta médica com clínico geral, emissão do cartão SUS, imunização e ações de educação realizadas por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).
O técnico de informática, Chateaubriand Gemaque, 65 anos, aproveitou o tempinho livre durante a manhã para se vacinar. “Soube que hoje estariam vacinando contra a febre amarela e eu resolvi aproveitar a oportunidade. Mas ainda vou tentar experimentar um pedacinho do bolo”, brincou ele.
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) realizou ações educativas no trânsito e orientou motoristas, pedestres e ciclistas. Além disso, disponibilizou a segunda via de meia passagem, primeira e segunda via de passe sênior, agendamento para primeira via de passe especial e liberação de segunda via, além de credencial de estacionamento para o idoso e pessoas com deficiência. Houve ainda orientações sobre defesa de multas e táxis. Já a Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e o Pro Paz deram orientações sobre serviços e emissão de documentos.
Competição - Cerca de 120 feirantes divididos em seis equipes batizadas com nomes de frutas regionais, participaram das provas que reproduzem as atividades do dia a dia dos trabalhadores: descascar castanha, macaxeira, despolpar cupuaçu, peneirar goma de tapioca, descascar camarão e tomar açaí com peixe frito e farinha. Esta modalidade, por sinal, já trazia um competidor experiente, Michel Martins, que tem preparação especial para o dia da competição. “Bebo açaí todos os dias, e para ganhar a competição, fico três dias sem tomar açaí”, revelou Michel, que este ano conquistou o título de pentacampeão.
Na sétima edição dos Jogos do Ver-o-Peso, cada categoria recebeu prêmios para o primeiro, segundo e terceiro colocados.
Texto: Karla Pereira
Foto: Tássia Barros - Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário