quarta-feira, 7 de junho de 2017

Atividades com a família movimentam rede municipal

2017-06-07 14:04:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de pessoas e plantas
Foto: Maurício Porão
Desenvolvimento de projetos como uma horta escolar envolvem pais e alunos
Cerca de 40 mil alunos da rede municipal estão participando de programações voltadas para aproximação da família. Seja nos sábados letivos ou em dias normais de aula, crianças e jovens estão se integrando às atividades junto aos familiares. A programação pedagógica é uma estratégia de reforço à presença dos familiares na escola.
A presença dos pais na escola além de colaborar com o processo de ensino, inclusive o disciplinar, é uma valiosa ferramenta para o professor se interagir com o aluno e seu familiar. De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, as escolas foram orientadas a organizar esse dia como forma de contribuir com a aprendizagem dos alunos. "Esta é uma oportunidade para que familiares se aproximem mais do espaço escolar, saibam sobre o dia a dia dos filhos e se entrosem com estudantes e profissionais. Todas as escolas estão empenhadas em realizar atividades como o Dia da Família na Escola e ações voltadas para integração", ressalta.

GINCANA DA FAMÍLIA - A Escola Municipal de Educação Infantil Anna Benedicta da Silva Santos (Centro) é uma das que promovem a atividade. Até a próxima sexta-feira (9), mais de 400 estudantes estarão mobilizados na 22ª Gincana da Família na Escola. A programação envolve valores como solidariedade, sustentabilidade e qualidade de vida. Entre as atividades da gincana está a caminhada da Família, que foi realizada nesta quarta-feira (7). A mobilização agitou o calçadão e a frente da antiga Câmara Municipal . Divididos em 20 equipes, alunos, pais e responsáveis, além de professores, se vestiram com coletes e acessórios coloridos para apresentar gêneros saudáveis como cenoura, feijão, espinafre, uva, alface e milho.

A caminhada foi a oportunidade para muitos pais conhecerem a escola. É o caso de Cláudio Santana. O pai do pequeno Júlio Matias Santana, de 5 anos, se interagiu com os professores e soube mais a respeito das atividades pedagógicas. "Este é o primeiro ano do meu filho neste colégio. Estou muito satisfeito com as ações que estão sendo desenvolvidas", conta. Roberta Corrêa também elogiou a gincana. Ela fez questão de levar o filho, que apresenta comprometimento na coordenação motora em um triciclo para a caminhada. Feliz, o aluno Miguel Asafe Crelier Corrêa, de 5 anos, se divertiu. "Gosto muito de estudar aqui", contou

HORTA ESCOLAR EM ALTA - Em Macaé, a Educação Ambiental está cada vez mais integrada ao ensino municipal. A aplicação de práticas ambientais faz parte do dia a dia de alunos cada vez mais jovens. Crianças, a partir de dois anos, já estão aprendendo sobre o cuidado com o meio ambiente. Também na Escola Anna Benedicta, o tema "Alimentação Saudável", destacado na Gincana da Família na Escola, foi uma motivação para criação de uma horta escolar.

O espaço, que se tornou um dos preferidos da garotada, conta com vinte canteiros em que foram plantados couve, alface, tomate, cenoura, morango e temperos como cebolinha e cheiro verde, que já estão sendo utilizados no preparo da merenda escolar.

Satisfeita com o resultado, Giseli Abreu, diretora geral, afirma que a sustentabilidade tem sido um dos assuntos principais nas atividades interdisciplinares e até mesmo nas aulas. “Durante todo ano letivo trabalhamos a importância da alimentação saudável. Percebemos que muitos estudantes conheceram e ficaram incentivados a comer frutas e verduras. Depois surgiu a ideia da horta, que contou com a participação das equipes integrantes da gincana. Cada uma ficará responsável pelo cuidado dos canteiros e de tarefas como plantar e regar", observa.

A adoção do projeto horta escolar foi elogiada pelos pais e responsáveis pelos alunos. Thaina Barreto é uma delas. A mãe de Pietra Barreto, de 5 anos, observa que a filha melhorou muito os hábitos alimentares. "A escola está de parabéns. Ações como esta favorecem o entrosamento e desenvolvimento dos alunos", conta. Janaína Lemos, lembra o pequeno Cauã Lemos, de 5 anos, está mais atento às questões ecológicas e alimentares. "A merenda da escola já tem cardápio nutritivo mas, com a criação da horta, meu filho está mais ligado à natureza. Estou muito satisfeita, pois ele conheceu verduras e começou até mesmo a gostar", pontua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário