quinta-feira, 8 de junho de 2017

Estudantes participam de atividades em comemoração ao Meio Ambiente

2017-06-08 14:49:00 - Jornalista: Liliane Barboza
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de estudantes plantando mudas
Foto: Rui Porto Filho e divulgação
Estudantes plantaram mudas na Linha Verde
A Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade realizou, na quarta-feira (07), uma programação no Parque Atalaia para estudantes sobre a importância das árvores raras da Mata Atlântica. Já na manhã desta quinta-feira (08), foi realizado plantio de mudas na Linha Verde.
De acordo com o coordenador do Parque Atalaia, o biólogo Alexandre Bezerra, a atividade contou com a participação da equipe de Educação da Guarda Ambiental e aconteceu ainda a visita de estudantes da escola Alfa. "Foi realizado o plantio de mudas, palestras e visita técnica de integrantes da Associação Mico Leão Dourado. Na oportunidade, discutimos ideias viáveis à proteção da Mata Atlântica na região. Há 25 anos tínhamos 200 micos leões dourados mas, com o trabalho incessante da associação, hoje temos 2.500 animais", informou.

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, dando prosseguimento às comemorações da Semana do Meio Ambiente, também realizou, na manhã desta quinta-feira (08), plantio de mudas na Linha Verde, em frente à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), em parceria com a empresa BRK Ambiental. A programação contou com a participação dos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Amil Tanus. Eles plantaram mudas da espécie munguba, nativa do país e serve de alimento para a fauna.

A coordenadora de arborização da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Nathália Oliveira, explicou que essas futuras árvores servirão para dar sombra à ciclovia da Linha Verde e proporcionar um equilíbrio ao ecossistema do Canal do Capote. "Estamos realizando o plantio de mudas antes mesmo das comemorações da Semana do Meio Ambiente. Já realizamos ações no bairro Visconde de Araújo e Parque da Cidade", contou.

O analista ambiental da empresa BRK Ambiental, Otávio Martins, explicou aos estudantes a importância da arborização para o município e ao corpo hídrico, principalmente para o Canal do Capote, enfatizando como é feito o tratamento de esgoto em Macaé.

A estudante Kauanny Lima, 9 anos, disse que gostou da programação e que, além de ver de perto como é feito um plantio de mudas, aprendeu outras coisas. "Temos que cuidar das árvores e dos animais". Já o estudante, Matheus Serrano, também de 9 anos, contou que aprendeu com a atividade, que é importante não poluir os rios e nem cortar as árvores para não agredir o meio ambiente.

A programação em comemoração na Semana de Meio Ambiente prossegue nesta sexta-feira (09). No Parque Atalaia, às 14, terá oficina de nós e trilha ecológica. Já na Área de Preservação Ambiental (APA) do Sana, às 9h, ocorrerá distribuição de mudas frutíferas. No sábado e domingo (10 e 11), será ministrado um minicurso de fotografia amadora no Parque Ecológico na Restinga do Barreto. Quem deseja participar deve se inscrever pelo email parquebarreto.sema@gmail.com. O curso é gratuito e possui vagas limitadas.

Confira a programação:

Sábado (10)


7h30 - Chegada/ Abertura do curso;

9h - Foto livre + uma foto referência (10 fotos livres sobre biodiversidade no entorno do Parque e uma foto de referência);

10h - Aula teórica - sobre fotografia;

12h - Horário de almoço;

13h - Fotos específicas (fotos de paisagem, contraluz, contorno, macro, padrão, velocidade, textura, reflexo etc.);

16h30 - Exposição/ tratamento leve;

19h - Foto Macro Noturno;

20h - Fim da aula.

Domingo (11)

8h - Início;

9h - Foto final de referência;

9h15 - Tratamento das fotos macro noturnas;

11h - Exibição das melhores fotos, macro noturnas exposição da foto final e da foto final tratada;

13h - Encerramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário