quinta-feira, 22 de junho de 2017

Funcultura: Confira a programação da 1ª Mostra de Cinema Feministas de Quinta

 
 
 
Foto: Assessoria de Comunicação/Secult
Vitória recebe, na próxima semana, a 1ª Mostra de Cinema Feministas de Quinta – Cinema de Mulheres/ Mulheres no Cinema, promovida pelo Cineclube Feministas de Quinta. O evento acontece, de quarta-feira (28) a sábado (01), na Burlesqueria, Centro de Vitória. A mostra faz parte da Semana Rebelião, que contará ainda com a realização da 4ª Mostra Audiovisual de Sexualidades e Afetos de Vitória, entre 24 e 27 de junho, também na Burlesqueria (Escadaria do Rosário, Centro. Vitória. A entrada é gratuita.
Na programação serão exibidos curtas, médias e longas metragens com temáticas feministas, incluindo filmes com temas que tratam das questões referentes ao universo das mulheres, como visibilidade lésbica, violência doméstica, corpo, afetividade, sexualidade, com uma seleção de 26 filmes realizados por mulheres. A Mostra foi contemplada pelo Edital 026 - Desenvolvimento e Manutenção de Cineclubismo, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Oficinas
A mostra realiza, neste ano, a oficina de vídeo performance, ministrada por Deb Schulz e Carol Covre, com a participação da convidada Ingrid Carrafa, na quarta (28) e quinta-feira (29), abrindo a programação artística da mostra. O resultado das inscrições para a oficina sairá na segunda-feira (26).  

O objetivo da oficina é proporcionar uma introdução ao universo do cinema performático e as participantes poderão utilizar qualquer tipo de equipamento para o exercício prático das filmagens. A mostra de cinema se inicia na quarta-feira (28), às 15 horas, com a exibição de filmes e debate com convidadas logo após a sessão.

Outra novidade será a Galeria Rebelião, coordenada pelos artistas Deb Schulz e Herbert Fieni. A galeria vai expor pinturas, zines, bordados, livros e outras produções com temáticas referentes às duas mostras de cinema que integram a Semana Rebelião.

Cineclube Feministas de Quinta
O projeto já possui dois anos de existência, exibindo novas propostas audiovisuais com temáticas feministas. As exibições mensais tiveram início em um projeto junto ao Cine Metrópolis da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foram inúmeras sessões em que os temas referentes ao universo das mulheres geraram debates cineclubistas após as exibições dos filmes. O cineclube exibe sempre às últimas quintas-feiras de cada mês, privilegiando o protagonismo feminino, dentro e fora das telas, levantando questões que buscam reforçar os laços de solidariedade e afeto entre as mulheres participantes.



Serviços:
1ª Mostra de Cinema Feministas de Quinta - Cinema de Mulheres/ Mulheres no Cinema
Data: de quarta-feira (28) a sábado (01)
Burlesqueria, Escadaria do Rosário, Centro. Vitória.
Entrada gratuita. 
Evento no Facebook:
https://www.facebook.com/events/1914665658812388


Oficina Vídeo Performance
Data: quarta (28) e quinta-feira (29)
Horário: das 19h às 22h e das 14h às 18h30.
Feira Rebelião (produtos artesanais, moda, design, feitos por mulheres) : inscrições abertas pelo e-mail:  debfeme@gmail.com
Contato:
Saskia Sá
Coordenação geral: 27 - 992771727/ saskiasa@saskiasa.com.br
Deb Schulz
Coordenação artística: debfeme@gmail.com
Gabriela Santos Alves
Coordenação de curadoria: gabrielaalves@terra.com.br

Texto: Danilo Ferraz

Assessoria de Comunicação da Secult
Carol Veiga / Erika Piskac / Danilo Ferraz
secultes.imprensa@gmail.com
comunicacao@secult.es.gov.br
Tels.: 3636-7111/99808-7701/99902-1627
Facebook: secult.espiritosanto

Nenhum comentário:

Postar um comentário