quarta-feira, 21 de junho de 2017

PODA DE ÁRVORES OFERECE MAIS SEGURANÇA A POPULAÇÃO DE TRAJANO

A arborização é um componente de grande importância na paisagem das cidades, e em Trajano de Moraes, na Região Serrana do Rio, não é diferente. Além da função paisagística, ela também exerce outras funções, como proteção contra a ação dos ventos, sombreamento, ambientação à permanência dos pássaros, absorção de poeiras e sólidos em suspensão, contribuindo, assim, com a melhoria da saúde física e mental da população.
Embora seja de fundamental importância na vida do município, as árvores podem entrar em conflito com os equipamentos públicos e outros elementos do espaço urbano, mesmo quando é feito um bom planejamento na arborização. Tentando evitar ações dessa natureza, a prefeitura através da Secretária Municipal de Obras e Serviços Públicos em parceria com a Defesa Civil Municipal realiza a limpeza, poda e corte de algumas árvores na Praça Nilo Peçanha, no Centro.
De acordo com o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Ralph Moreira, alguns exemplos como curto-circuito nas redes elétricas de distribuição de energia, rompimento de cabos condutores, interrupções no fornecimento de energia, risco de morte de transeuntes, queima de eletrodomésticos, comprometimento da iluminação pública, prejudicam a segurança e são fáceis de acontecer. “Temos que trabalhar preventivamente. Fazendo desta forma evitamos risco à população”, disse.
Por esse motivo a manutenção na arborização tem que ser constante por meio de podas. No entanto, isso não significa que todas as árvores necessitem receber algumas destas intervenções. “Estamos fazendo as podas somente nas árvores que necessitam de intervenções. Aqui no caso da Praça Nilo Peçanha, por exemplo, o trabalho esta sendo feito com total segurança e orientação da Defesa Civil do município”, destacou Ralph.
Ainda segundo o secretário, a intervenção feita nesse caso é percebida facilmente pela população, por possuir diversas finalidades. “O serviço feito aqui vai oferecer, e garantir mais segurança aos transeuntes e conseqüentemente um local mais arejado. Desta forma a praça terá mais luz solar e a noite mais claridade das lâmpadas. Outro fator é evitar danos à rede elétrica ou a iluminação pública”, explicou.
A intensidade das podas tem sido variável em Trajano, ou seja, só em caso de risco, acrescenta o secretário municipal de Defesa Civil, Renato Estellet. “A limpeza e a poda das árvores vai melhorar muito a condição da iluminação pública. Temos uma equipe de profissionais engajado nesse tipo de serviço. O serviço é todo feito dentro dos parâmetros legais, conforme manda a Lei. O importante nesse momento é saber que nessa época onde venta muito na nossa região, as pessoas estarão mais seguras”, concluiu

Nenhum comentário:

Postar um comentário