quarta-feira, 7 de junho de 2017

Praça da Leitura passa por revitalização após o fim das obras na Estação São Brás

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 06/06/2017 16:29

  • / PATRIMÔNIO / 06/06/2017 16:29

    A praça recebeu limpeza, novo paisagismo, pintura e recuperação de bancos e lixeiras


Como parte das obras na Estação São Brás, do BRT, a Prefeitura de Belém realizou uma série de melhorias no entorno do espaço para atender os usuários do sistema de transporte e facilitar o trânsito de pedestres e veículos nas proximidades. A maior intervenção foi na Praça da Leitura, onde está o Monumento Magalhães Barata, que recebeu uma força tarefa de vários órgãos municipais. 
As secretarias municipais de Meio Ambiente (Semma) e Saneamento (Sesan) realizaram os serviços de capinação, roçagem, paisagismo e reposição de grama, lavagem e retirada de lixo e entulho. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém está refazendo toda a sinalização horizontal, como faixas de travessia de pedestres e ciclofaixa.
A Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) recuperou a calçada, meio fio, repôs lixeiras e fez reparos e pintura nos bancos. Realizou também a revisão de toda a iluminação pública no entorno da Estação São Brás. Na Praça da Leitura, repôs luminárias e cabos danificados ou furtados e instalou seis novos postes de concreto, para iluminar melhor a via. No interior da praça foram implantados novos postes metálicos. Na Praça do Operário, realizou a mesma manutenção, com a implantação de novos postes.
A previsão de término dos serviços na Estação São Brás, além de mais duas estações na Almirante Barroso (Império Amazônico e Tavares Bastos) é até o dia 17 de junho, quando também serão retirados os tapumes de isolamento das áreas em obra. “Além de pensar na funcionalidade de cada estação, também se pensou no seu entorno para que os usuários do sistema e a população em geral possam usufruir os espaços de forma integrada e com comodidade”, afirma diretor de Obras Civis da Seurb, Reinaldo Leite.
A Fundação Papa João XXIII (Funpapa) iniciou um trabalho de sensibilização das pessoas em situação de rua que ocupam a área e o Monumento Magalhães Barata. Elas estão sendo encaminhadas aos serviços do Centro POP - Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, localizado no bairro de São Brás.
Texto: Jaqueline Ferreira
Foto: Uchôa Silva-Agência Belém
Secretaria Municipal de Urbanismo (SEURB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário