segunda-feira, 5 de junho de 2017

Prefeitura realiza "Saúde Total" no Trapiche

2017-06-02 16:00:00 - Jornalista: Liliane Barboza
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de pessoas em reunião
Foto: Ana Chaffin
Reunião definiu detalhes para realização do evento na serra
A Prefeitura realizará no dia 9 de junho a ação "Saúde Total", de 9h às 15h, na praça principal da localidade de Trapiche, Região Serrana. O objetivo é sensibilizar os moradores da Serra sobre a importância de se imunizar contra a febre amarela. Na oportunidade, haverá também vacinação contra a gripe, aferição de pressão arterial, glicemia, atrações educativas para crianças, orientação dos agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), entre outras.
Para definir os detalhes da ação, foi realizada uma reunião na manhã desta sexta-feira (02), no auditório do Centro Administrativo Luiz Osório (CEALO), com todas as secretarias que participarão do "Saúde Total".

A coordenadora em Vigilância em Saúde, Ana Paula Dal-cin, destacou a importância de sensibilizar, não só as pessoas da localidade do Trapiche, mas todos os moradores da Região Serrana para se imunizarem contra a febre amarela.

- Macaé foi considerada como área recomendada para vacinação total. Nós tivemos 18 casos suspeitos, sendo que os três confirmados aconteceram na serra e uma pessoa veio a óbito. A imunização é uma forma de prevenir-, alertou.

Ela destacou a importância da participação de todas as secretarias da prefeitura nessas ações. Entre elas, a Defesa Civil, Guarda Ambiental, Ordem Pública, Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, Comunicação, Mobilidade Urbana, Educação e, ainda, do Corpo de Bombeiros.

A Secretaria de Saúde já realiza ações de monitoramento domiciliar, na Região Serrana, com a finalidade de verificar se todos receberam a vacina contra a febre amarela, por meio do comprovante. Desde o dia 13 de março, a prefeitura está disponibilizando a vacina contra a febre amarela, nas Estratégias Saúde da Família (ESF) da serra macaense, como medida preventiva para criar um cinturão imunológico.

- Para que esse trabalho tenha êxito, precisamos contar com a colaboração de todas essas secretarias e temos que trabalhar com o convencimento para que essas pessoas tenham a consciência que precisam se vacinar - ressaltou Ana Paula Dal-cin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário