terça-feira, 6 de junho de 2017

Programação reforça a importância do compromisso socioambiental da população

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 05/06/2017 08:24

  • / MEIO AMBIENTE / 05/06/2017 08:24

    O Bosque Rodrigues Alves ficou lotado, neste domingo, 5, durante a programação da XIV Semana do Meio Ambiente.


Nesta segunda-feira, 5 de junho, se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. Na capital paraense, a data que faz referência à importância da preservação dos recursos naturais já é celebrada desde a última sexta-feira, 2, quando houve a abertura da XIV Semana do Meio Ambiente, que segue até terça-feira, 6. Neste domingo, 4, a programação promovida pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), ocorreu no Bosque Rodrigues Alves, com a realização de atividades que reforçam o tema deste ano: “Sustentabilidade, educação e compromisso socioambiental”.
“Existe uma cultura muito forte, ainda, no país, de que se pode sujar o meio ambiente e de que a responsabilidade é toda do poder público. E o que a gente quer com o tema deste ano é que as pessoas assumam esse compromisso socioambiental”, explicou a pedagoga da equipe de Educação Ambiental da Semma, Ingrid Dias.
Cidadãos compromissados como Maria Madalena Pantoja, de 69 anos, que mora no bairro da Terra Firme, e, juntamente com outros moradores da comunidade, decidiu transformar um espaço onde acontecia descarte irregular de lixo e entulho em um jardim, e mudar a cara do local. Hoje, o espaço, que fica localizado na avenida Perimetral, é conhecido como Jardim Espaço Verde e conta com uma variedade de espécies que vão de árvores frutíferas a plantas ornamentais.
“Lá era um verdadeiro lixão. Foi muito trabalho no início e ainda hoje é por causa da falta de consciência das pessoas, que insistem em sujar mesmo hoje. Mas a gente vai e limpa de novo. É recompensador porque fica muito bonito”, afirmou a aposentada, que se divide entre os três jardins que construiu em casa e mais o Jardim Espaço Verde.
Neste domingo, 4, ela aproveitou a doação de mudas promovida pela Semma, no Bosque, para levar duas casas. As espécies escolhidas foram biribá e pau preto, que vão direto para o jardim do Bairro.
“Tudo fica mais bonito e mais alegre com plantas. Mas infelizmente muitas pessoas ainda não têm essa conscientização, acho importante esse tipo de trabalho que está tendo aqui. Lá no jardim mesmo eu coloquei um aviso ‘não maltrate as plantas, um dia você vai precisar da sombra delas’”, comentou a aposentada, que se destaca como “Amiga do Verde”, título que a Prefeitura de Belém concedeu, ainda na abertura do evento, para pessoas que desenvolvem ações de valorização do meio ambiente e fazem a diferença na luta pela preservação ambiental.
De acordo com a pedagog Ingrid Dias, o título “Amigo do Verde” foi uma das novidades da programação deste ano, que inovou também ao trazer todas as atividades para ambientes ao ar livre.
“Este ano estamos com a programação acontecendo em espaços públicos abertos para aproximar mais o público do tema, proporcionar esse contato maior com a natureza do que um auditório fechado, e também é uma forma de valorizar a nossa programação”, afirmou a pedagoga.
A programação é totalmente aberta ao público, e quem esteve no Bosque Rodrigues Alves neste domingo pôde conferir exposições de animais taxidermizados e sementes, oficinas com materiais recicláveis, demonstração de compostagem de resíduos orgânicos e do Ecoponto, apresentação de teatro infantil e de fantoches, entre outras atividades.
A família Gama participou da programação com a pequena Maria Eduarda, de 5 anos, e aprovou a iniciativa. “As crianças têm que aprender de berço essas coisas, crescer com esse aprendizado. Gostamos muito de trazer a Maria Eduarda ao Bosque e que ela participe dessas programações. Nós sempre incentivamos e ela gosta”, declarou o pai da menina, Ângelo Romão, de 29 anos.
Para Ângelo, as futuras gerações farão toda a diferença para que o Meio Ambiente seja preservado. E confessa que a pequena Maria Eduarda já ensina muita coisa para os pais. “Ela aprende e depois se a gente faz algo de errado, como jogar um papel no chão, ela que nos repreende e fala que está errado. Eles mesmos começam a nos educar”, contou, sorrindo, o pai.
A programação no Bosque seguiu até as 12h. Nesta segunda, 5, a programação da XIV Semana do Meio Ambiente continua no Horto Municipal. Confira a programação desta segunda, 5, e desta terça, 6:
Segunda-feira, 5 de junho:
Local: Praça Milton Trindade (Horto Municipal), das 8h às 12h
Oficina Pequeno Jardineiro
Exposição “Animais Taxidermizados”
Exposição “Fauna e Flora do Bosque”
Demonstração Compostagem (Embrapa)
Projeto Enactus (UFPA)
Apresentação do Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes (Crie)
Terça-feira, 6 de junho:
Local: Auditório da Fiepa, a partir das 9h
Ciclo de Palestras com o tema “Sustentabilidade, educação e compromisso socioambiental”
Palestrante: Fidelis Martins Paixão, advogado, educador ambiental, mestre em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento local na Amazônia. pesquisador associado do Programa Trópico em Movimento UFPA e membro da Facilitação Nacional da Rede Brasileira de Educação Ambiental (Rebea)
Texto: Kennya Corrêa
Foto: Oswaldo Forte
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário