sábado, 21 de julho de 2018

INCLUSÃO

Projeto "Praia Acessível" proporciona momentos de lazer na Praia do Farol

  
20/07/2018 15:12
Na manhã desta sexta-feira, 20, a felicidade estava estampada no sorriso de Lucas Araújo, o garoto de nove anos que precisa de cadeira de rodas pra se locomover - consequência de uma paralisia cerebral - e mora no distrito de Mosqueiro. Apesar da proximidade da praia,  Lucas não consegue aproveitar as belezas da ilha rotineiramente, explica a mãe do menino, Elielma Araújo. “Nós moramos em Mosqueiro há mais de 20 anos e é muito difícil nós frequentarmos a praia. Ele vê os irmãos indo e fala que quer ir também, mas nem sempre dá”, conta.
Lucas participou do projeto “Praia Acessível”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), e aproveitou a praia de forma segura, para a emoção da mãe. “É muito bom. É gratificante demais ver ele assim se divertindo e brincando”, contou, emocionada.
O projeto, levado a cabo nesta sexta-feira, iniciou há quatro anos,  através da coordenadoria de projetos especiais da Sejel, e faz parte da programação de verão da Prefeitura de Belém, no distrito de Mosqueiro. O “Praia Acessível” tem como objetivo  proporcionar o banho de praia para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, através de uma cadeira adaptada com bóias flutuantes e toda impermeável, chamada de “cadeira anfíbia”. Nela, o cadeirante é levado até a água com a ajuda de uma equipe.
Segundo o titular da Sejel, Wilson Neto, a Prefeitura de Belém montou toda uma estrutura para proporcionar momentos de inclusão social e de lazer para todos. “O projeto Praia acessível faz parte do programa esportes sem barreira, onde o significado fundamental é usar o esporte como ferramenta de inclusão social. Nós montamos toda uma estrutura, com equipe técnica e com cadeiras especiais para poder proporcionar momentos de lazer”, destaca.
Os irmãos Petros e Igor, ambos com paralisia cerebral, também entraram na praia com as cadeiras especiais. A mãe, Yvone Sales, soube do projeto e levou os filhos para um momento de lazer. “ A gente pode proporcionar algumas coisas para eles, e por serem dois fica um pouco mais difícil,mas sempre que tem alguma coisa que eu possa proporcionar para eles, eu faço. É sempre bom eles terem um experiência nova”, finaliza.
Serviço:
O projeto “Praia Acessível” segue neste sábado, 21, a partir das 09h, no final da Praia do Farol, distrito de Mosqueiro.    

Por Victor Miranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário