quarta-feira, 11 de julho de 2018

Restinga da Lagoa de Imboassica tem proteção reforçada

2018-07-11 15:43:00 - Jornalista: Julie Silveira
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto da Restinga da Lagoa de Imboassica
Foto: Rui Porto Filho
Ação protege a restinga e coíbe o tráfego de veículos nas areias
A Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade de Macaé realiza diversas ações de preservação no município. Recentemente, a restinga da Lagoa de Imboassica recebeu um trabalho de revitalização, o que aumentou a área de abrigo no entorno - o local é uma Área de Preservação Permanente (APP). A ação visa diminuir o trânsito de pessoas e coibir o tráfego de veículos nas areias (bugres, caminhonetes e motocicletas). Os trabalhos contaram com o apoio da Secretaria de Serviços Públicos.
Foram implantados bancos no entorno, novo abrigo e isolamento das áreas de vegetação, fundamentais para a linha da costa.

De acordo com informações da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, no espaço existe um ninho de coruja buraqueira, que estava sofrendo com a passagem indevida de veículos, comprometendo não só as aves, como a vida vegetal, que está em processo de recuperação.

As restingas originalmente cobriam quase toda a extensão do litoral fluminense, mas hoje estão entre as fisionomias naturais mais ameaçadas da Mata Atlântica. Ao longo das praias de Macaé, há pontos de fragmentação e descontinuidade. Em alguns trechos encontra-se fisionomicamente descaracterizada pela circulação intensa de pessoas e pela utilização indevida do espaço público.

Por isso a prefeitura fez a proteção da linha da costa e investiu na melhoria da qualidade do espaço paisagístico. Para sugestões ou denúncias, a Secretaria de Ambiente está localizada na avenida Rui Barbosa, 1.725, Alto dos Cajueiros. Telefones 2796-1280 e 2796-1380.

Nenhum comentário:

Postar um comentário