segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

CENTRO DE ESPECIALIDADE REALIZA AÇÃO NO DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO EM . PUBLICADO EM SAÚDE

VÍDEOS EXPLICATIVOS, TESTES RÁPIDOS DE HIV E DISTRIBUIÇÃO DE CAMISINHA FORAM ALGUMAS DAS ATIVIDADES

Foto: Adilson dos SantosDia Mundial de Luta Contra a AIDS em Quissamã - foto: Adilson dos SantosA Coordenadoria Municipal do Programa DST/AIDS e Hepatites Virais realizou nesta segunda-feira (01), no Centro de Especialidades Benedito Pinto das Chagas (CSBPC), ações educativas para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. A unidade foi decorada com laços vermelhos simbolizando a solidariedade e apoio às pessoas que sofrem e morrem em decorrência da doença.
A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é uma doença provocada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). Esse vírus ataca o sistema imunológico do doente, mais precisamente os linfócitos T CD4+, e provoca uma alteração no mecanismo de defesa do corpo, ocasionando o surgimento mais frequente de doenças.
A Aids pode ser transmitida através de relação sexual, contato com sangue contaminado pela transfusão ou compartilhamento de seringas, por exemplo, e da mãe para o bebê durante a gestação, parto ou aleitamento. Percebe-se, portanto, que um abraço, um beijo ou um carinho, por exemplo, não são responsáveis pela transmissão do vírus. Sendo assim, não há motivos para evitar o contato com os soropositivos.
Na ação, foi passado um vídeo explicativo sobre a forma de transmissão e a melhor maneira de prevenção, seguido por palestras ministradas por profissionais da área, panfletagem e distribuição de preservativos. Os interessados puderam realizar testes rápidos de HIV e obtiveram o resultado do exame em apenas 15 minutos.
“Os principais objetivos da campanha são divulgar as formas de prevenção e transmissão, além da importância do diagnóstico precoce para que a pessoa infectada tenha uma sobrevida maior. Hoje em dia, os antirretrovirais permitem que os pacientes tenham mais qualidade de vida”, declarou a Coordenadora Municipal do Programa DST/AIDS e Hepatites Virais, a enfermeira Rosemeri Braga de Assis.
Além da Coordenadora, a Enfermeira Suzana Pinheiro, da Unidade de Saúde da Família - USF do Centro e a Assistente Social Isabel Aparecida Lima, estão fazendo o Curso de Multiplicadoras, para que no próximo ano possam capacitar os novos enfermeiros concursados que estão sendo convocados a assumir seus postos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário