segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL PARTICIPAM DE SEMINÁRIO DO PNAIC

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO EM . PUBLICADO EM EDUCAÇÃO

EVENTO ENCERRA MÓDULO DE MATEMÁTICA

Foto: Adilson dos SantosSeminário Final do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - foto: Adilson dos SantosFoi apresentado nesta sexta-feira (05) no auditório da prefeitura o Seminário Final do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC que contou com a presença dos 46 professores que fazem parte do programa, coordenadores e orientadores pedagógicos.
Participaram da mesa de abertura o secretário de Educação, Francisco Carlos Gomes, a subsecretária Regina Magno, e as coordenadoras locais do PNAIC, Adelaine Chagas e Márcia Renata dos Santos.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
No evento foram apresentados os projetos desenvolvidos pelos professores do Ciclo Básico de Alfabetização – CBA, nas oito unidades de ensino inseridas no programa. A Formação Continuada dos Professores do CBA, acontece de quinze em quinze dias, totalizando 120 horas no período de um ano.
Segundo a coordenadora local do PNAIC, Márcia Renata dos Santos, o município participa do plano desde 2013. “Os professores participaram na primeira etapa em 2013 objetivando sobretudo a articulação entre diferentes componentes curriculares com ênfase em linguagem, já este ano a formação objetivou o aprofundamento e a ampliação dos temas abordados com ênfase em matemática”, explicou. Para a professora do nível três, Marcela Silva de Moura, esta formação é importante para que as aulas sejam mais enriquecedoras e atrativas para o aprendizado dos alunos.
Os professores inseridos no plano contam além do material de apoio com uma bolsa do Governo Federal no valor de R$200,00. Para receber a bolsa o professor tem que estar cadastrado no censo escolar do ano referente, como o município passou a contar como mais quatro professores oriundos do concurso público, a prefeitura para não deixar esses profissionais sem o incentivo passou a custear essas bolsas, até que esses profissionais possam ser inseridos no próximo censo escolar. “Com essa iniciativa a prefeitura deixa todos os professores no mesmo nível, uma forma de respeito e valorização pelo profissional”, contou a professora do 2º ano, Juliana Nogueira da Silva, uma das beneficiadas com a bolsa custeada pela governo municipal.
Na ocasião o secretário de Educação Francisco Carlos Gomes citou a frase do professor Pedro Demo, “Quem não estuda não tem aula pra dar”, se referindo a importância da formação continuada. “Quando assumi a secretaria tinha a utopia de ter um intenso programa de educação continuada na SEMED e estou feliz por conseguir isto através do PNAIC”, ressaltou Francisco Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário