terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Novos recordes em petróleo e gás

Publicado em 17/01/2015


Divulgação
Clique na foto para ampliá-la
plataforma P-63 é apontada entre as principais pela Petrobras
Divulgação
Clique na foto para ampliá-la
Plataformas P-63, no campo de Papa-Terra, e P-55, no campo de Roncador, estão na Bacia de Campos e começaram a operar em 2013

Da Redação, com assessoria

A Petrobras acaba de anunciar recordes de produção de petróleo e gás natural registrados em dezembro do ano passado. Justifica que o quadro decorreu, principalmente, "da contribuição de nove novos sistemas de produção e do aumento da eficiência operacional das nossas Unidades de Operações", explicando que cinco desses sistemas começaram a operar em 2013 e tiveram novos poços interligados ao longo de 2014. "Outros quatro foram instalados no ano passado", acentua a Petrobras, ressaltando que "das plataformas instaladas em 2013, contribuíram para esse resultado a P-63, no campo de Papa-Terra, e a P-55, no campo de Roncador, ambas na Bacia de Campos (responsável por mais de 80% de toda produção nacional); o FPSO Cidade de Itajaí, no campo de Baúna, no pós-sal da Bacia de Santos; além dos FPSOs Cidade de São Paulo, no campo de Sapinhoá, e Cidade de Paraty, na área de Lula Nordeste - ambos no pré-sal da Bacia de Santos".

Através da assessoria de imprensa, a Petrobras contabiliza que, a produção total de petróleo e gás natural, em dezembro de 2014, no Brasil e no exterior, atingiu a média de 2 milhões 863 mil barris de óleo equivalente por dia, melhor resultado já alcançado na nossa história. "Esse volume é 4,4% maior do que o registrado em novembro, que foi de 2 milhões 741 mil boed". "Batemos, também, em dezembro, nosso recorde histórico de produção de petróleo e líquido de gás natural no Brasil, ao alcançarmos a média mensal de 2 milhões 212 mil barris de petróleo por dia (bpd)", assinala a estatal, comparando que esse volume é 4,8% maior que o produzido em novembro, que foi de 2 milhões 111 mil bpd.

Dentro ainda do quadro comparativo, a Petrobras aponta que, ao longo dos 12 meses de 2014, a produção no Brasil aumentou 15,4 %, "passando da média mensal de 1 milhão 917 mil bpd, em janeiro, para 2 milhões 212 mil bpd em dezembro, evidenciando o forte ritmo de crescimento da produção no ano". 

MAIOR VOLUME EM QUATRO ANOS NO RECORDE DIÁRIO

Está contabilizado também que "a produção de óleo e LGN alcançada no dia 22 de dezembro, que chegou a 2 milhões e 300 mil barris de petróleo, maior volume em quatro anos, configurando novo recorde diário". Outro fator colocado como relevante é que a produção total de óleo e gás natural no Brasil, em dezembro, também foi a maior da história da Petrobras. 

A companhia explica que essa produção chegou a 2 milhões 675 mil barris de óleo equivalente por dia (boed), 4,6% acima da produzida em novembro, que foi de 2 milhões 556 mil barris de óleo equivalente por dia (boed). "A produção total de óleo e gás que operamos, que inclui a parcela de nossos parceiros, alcançou 2 milhões 917 mil boed, em dezembro, configurando, também, nova marca histórica".

No balanço breve postado no site, a Petrobras destaca que outro resultado de grande significado foi a produção na camada pré-sal. "Em dezembro, ela atingiu a média de 666 mil barris de petróleo por dia, superando em 10% o recorde anterior, batido em outubro do mesmo ano, que foi de 606 mil bpd". E comemora: "No dia 21, também em dezembro, chegamos a produzir 713 mil bpd no pré-sal, um novo marco, 5,8% acima do registrado em novembro, de 673 mil bpd".

Todos os detalhes são repassados para a ANP

A matéria postada pela assessoria da Petrobras é extensa e fala, ainda, da produção de gás natural; produção no exterior; novo recorde anual de produção em 2014; novos sistemas de produção; alta produtividade no pré-sal; eficiência operacional; produção de óleo e gás no exterior em 2014. Toda produção apurada em dezembro do ano passado e os detalhes foram informados à Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANP)

De acordo com o que está registrado na ANP, a produção total de dezembro de 2014 atingiu 11.258.230 m³ de óleo e 2.571.959 mil m³ de gás."Essa produção corresponde à produção total das concessões em que atuamos como operadora. Não estão incluídos os volumes de xisto, LGN e produção de parceiros dos projetos em que não somos operadora".

A produção média de gás natural, apontada pela Petrobras,no Brasil, excluindo o volume liquefeito, em dezembro de 2014, foi de 73 milhões 515 mil m³/dia. "A produção de gás sem liquefeito que operamos, em dezembro, que inclui a parcela das empresas parceiras, foi de 84 milhões 536 mil m³/dia. Os resultados, tanto da produção própria quanto da operada foram, também, importantes recordes mensais", ratifica a companhia, marcando a importância da Bacia de Campos para os números expressivos apurados.

Avaliação destaca todos os poços interligados

A avaliação feita pela Petrobras passa por diversos outros fatores, e a empresa reforça a contribuição da entrada em produção de novos poços interligados a sistemas que já estavam em operação. "Em dezembro, 13 poços offshore começaram a operar nas bacias de Campos e Santos, dos quais dez produtores e três injetores. Com eles, entraram em operação, no ano, 82 novos poços, dos quais 57 produtores de petróleo e 25 injetores de gás ou água nos reservatórios". 

Essa constatação (do novo recorde) é considerada, com impacto direto na produtividade da companhia."É importante lembrar que em 2013 foram postos em operação 47 poços, o que revela o aumento da eficiência na interligação de nossos poços. O aumento significativo na interligação de poços às plataformas de produção se deveu, em grande parte, à entrada progressiva de novos navios lançadores de dutos".

A Petrobras lembra que em dezembro, conforme planejado, "quatro plataformas pararam temporariamente para manutenção: a P-52, que opera no campo de Roncador, a FPSO Cidade de Niterói,no campo de Marlim Leste, a P-57, no campo de Jubarte, e a P-9, que opera nos campos de Corvina e Congro, todas na Bacia de Campos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário