QUISSAMÃ NO COMBATE À DENGUE
SAIBA COMO SE PREVENIR E TER UM VERÃO LIVRE DA DOENÇA
No decorrer de 2014, inúmeras ações foram executadas visando promover a mudança de hábitos e consciência da "cidadania responsável", como realização de palestras, capacitações, mutirões de limpeza, visitas às residências e estabelecimentos comerciais com o objetivo de criar uma rede cada vez mais ampla de prevenção.
“É fundamental que os munícipes continuem combatendo e eliminando os criadouros do mosquito da dengue, investindo 10 minutos por semana na verificação de suas residências. A população precisa se empenhar na realização de ações adequadas, como as de manter caixas d’água e cisternas bem fechadas, colocar areia no prato dos vasos de plantas e deixar os baldes vazios de boca para baixo. É importante para todos”, enfatizou Pablo Magno.
DENGUE
É uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que tem por hábito atuar durante o dia. Para que o mosquito não se reproduza, é imprescindível que a atenção com água parada e limpa seja redobrada, pois esse é o ambiente propício para ele se proliferar.
CUIDADOS IMPORTANTES
Não deixe acumular água em pratos de vasos de plantas e xaxins. Na hora de lavar o recipiente, passe um pano grosso ou bucha nas bordas. Substitua a água dos vasos por areia umedecida. Esvazie as garrafas sem uso e guarde-as de boca para baixo, de preferência em locais cobertos. Pneu velho é um dos lugares preferidos do mosquito da dengue e por isso, eles devem ser furados. Todo material descartável que acumula água, como copos de plástico, latas e tampinhas de garrafa, deve ser jogado no lixo que deverá estar tampado. As calhas, lajes e piscinas precisam estar limpas.
SINTOMAS
Os sintomas da dengue são febre alta, dores musculares e nas juntas, dor atrás dos olhos, fortes dores de cabeça, manchas avermelhadas na pele, fraqueza e falta de apetite. A dengue hemorrágica é o tipo mais grave e os sintomas iniciais são os mesmos da comum. Só que, quando a febre acaba, começam a surgir sangramentos, a pressão cai, os lábios ficam roxos e a pessoa sente fortes dores no abdômen. A dengue hemorrágica é muito perigosa e pode levar a pessoa à morte. A primeira coisa a ser feita é consultar um médico ou procurar uma unidade de saúde para obter orientação médica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário