segunda-feira, 6 de abril de 2015

A educação sustenta o avanço econômico, diz novo ministro

Em entrevista exclusiva ao Blog do Planalto, o novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, disse que é preciso fortalecer a educação, pois é ela que vai dar sustentação ao avanço econômico do País. A conversa foi nesta segunda-feira (6), no Palácio do Planalto, após a cerimônia de posse do ministro.
“Embora nós precisemos, neste ano, de ajustes econômicos específicos, a médio e longo prazo, a educação vai funcionar para a qualificação maior da mão de obra, para o desenvolvimento da economia e, sobretudo, para a autonomia das pessoas”, afirma.
O ministro informou que a principal diretriz durante o seu mandato será oPlano Nacional de Educação (PNE)“O PNE é o roteiro do que a sociedade brasileira, depois de longa discussão, resolveu priorizar pelos próximos dez anos. O plano quantifica metas que são, sem dúvida, ambiciosas, e metas que talvez possam ser ultrapassadas em menos tempo”, disse o ministro, ressaltando que as metas vão depender do andamento do programa.  A lei do PNE foi sancionada em junho de 2014, então já está sendo aplicada pelo Ministério da Educação.
Ribeiro ressaltou ainda a força da educação para a melhoria de vida da população. “É uma coisa que temos que emplacar na cabeça das pessoas. Educação pode sempre ser melhor, pode sempre avançar. Ela é algo que liberta as pessoas. Liberta da miséria, que é uma prioridade, e do preconceito de cor, de gênero, de orientação sexual”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário