Notícias
Centros de Ciência têm programação diversificada para o feriado de Tiradentes
Publicada em 17/04/2015, às 07h25 | Atualizada em 17/04/2015, às 18h10
Foto Divulgação
Visitantes podem apreciar os aquários da Escola da Ciência - Biologia e História
André Sobral
Equipamentos da Praça da Ciência permitem que visitantes conheçam aspectos da Física de forma lúdica
Quem estiver na capital no feriado prolongado de Tiradentes (21) e quiser aliar diversão e aprendizado pode se programar para visitar um dos quatro Centros de Ciência, Educação e Cultura de Vitória, que terão funcionamento diferenciado e programação para todas as idades.
Escola da Ciência – Biologia e História
Este centro, que fica no Sambão do Povo, no bairro Mário Cypreste, vai estar aberto ao público somente neste sábado (18), das 9 às 17 horas. O atendimento retorna ao normal na quarta-feira (22). Quem for àEscola da Ciência – Biologia e História no final de semana vai poder participar do projeto “Água: o ouro azul”, que, apesar de ter sido lançado recentemente, é um sucesso de agendamentos.
Entre as atividades previstas, estão contação de histórias, jogos e experimentos que demonstram didaticamente as propriedades da água, a importância da mata ciliar, a distribuição e a quantidade de água doce disponível atualmente no planeta e, ainda, a observação de micro-organismos vivos que auxiliam a identificar, no microscópio, o nível de poluição e toxicidade da água.
Especialmente neste sábado (18), as oficinas do projeto acontecerão em quatro sessões: às 9, 11, 13 e 17 horas. A atividade é gratuita e voltada, principalmente, para crianças com idade entre 4 e 8 anos. Não é necessário agendamento prévio.
Na ocasião, os visitantes também poderão visitar o acervo da biologia (ecossistemas terrestres e aquáticos com aquários e uma sala de educação ambiental) e o acervo da história (que retrata a cultura do Espírito Santo). Cegos e deficientes visuais podem desfrutar dos aquários táteis e também dacozinha tátil. O espaço também está pronto para receber cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção.
Praça da Ciência
Nada mal unir, gratuitamente, conhecimento e diversão em um local agradável, de frente para o mar, com segurança e amplo estacionamento. Na Praça da Ciência é assim. O acervo é composto por 16 equipamentos que podem ser manipulados para o estudo dos conceitos científicos ligados, principalmente, à Física. Os visitantes ainda recebem orientação de monitores durante a visita. As vias de circulação são livres, inclusive para cadeirantes. É um local muito visitado por crianças e apreciadores da Ciência.
Neste feriado prolongado, a Praça da Ciência vai funcionar no sábado (18), domingo (19) e terça-feira (21), sempre das 9 às 17 horas. A partir do dia 22, o atendimento volta ao horário normal, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, até a sexta-feira (24). No final de semana, sábado (25) e domingo (26), o centro estará aberto das 9 às 17 horas novamente.
Planetário
Ambiente perfeito para visitantes de todas as idades conhecerem os planetas, as constelações, os movimentos de translação e rotação e as lendas que envolvem o universo, o Planetário de Vitóriaestará aberto ao público apenas neste sábado (18), das 14 às 20 horas.
A principal atração é a sessão Planetário, numa sala que tem o teto em forma de cúpula, sobre o qual se projetam imagens do céu noturno. Sentados sob a cúpula, num ambiente escuro, os espectadores são levados a uma viagem pelo cosmo, que é guiada pela orientação do monitor.
O Planetário de Vitória fica na Ufes, e tem condições de receber também visitantes cegos oudeficientes visuais.
Escola da Ciência-Física
Já a Escola da Ciência - Física, que fica no Parque Moscoso, tem programação especial de aniversário.Confira.
Matérias relacionadas
Informações à imprensa:
Carmem Tristão (ctristao@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3225-2473 / 98889-6140 / 98139-7097
Com edição de Matheus Thebaldi
Nenhum comentário:
Postar um comentário