quarta-feira, 8 de abril de 2015

Notícias de Araruama

Prefeitos vão a Brasília em busca de apoio da Câmara e Senado para vencer crise dos royalties

A recente perda de receita proveniente dos royalties do petróleo está provocando a mobilização de prefeitos de todo o Estado do Rio para enfrentar a crise. Na terça-feira, dia 7, chefes do Executivo de municípios da Região dos Lagos  e do Norte e Noroeste Fluminense estiveram em Brasília em busca de apoio e solução em reuniões com o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha, e com o senador Marcelo Crivella.
O prefeito de Araruama, Miguel Jeovani, participou do encontro e destacou a importância a união dos dirigentes municipais na busca de soluções.
“A situação de crise é bastante grave em alguns municípios que tiveram metade de seu orçamento anual comprometida. O encontro em Brasília foi significativo pelo movimento de união dos prefeitos para buscar uma solução concreta que evite a insolvência e a instalação de um caos administrativo e social a curto prazo”, destacou.
No encontro com Eduardo Cunha, os prefeitos discutiram questões relativas ao Fundo de Participação dos Municípios e a Lei de Responsabilidade Fiscal. O presidente da Câmara sugeriu um debate amplo sobre essas questões envolvendo todo o Legislativo e o Executivo para que haja alguma flexibilização e melhoria a partir de 2016.
Em reunião com o senador Marcelo Crivella foi reforçado o pedido para que os municípios consigam a antecipação dos royalties para superarem a crise atual. O senador acenou positivamente para a aprovação de resolução no Senado que permita a contração de empréstimo, com diluição do endividamento a longo prazo. O tema da reunião também ficou de ser levado por Crivella ao conhecimento da presidenta Dilma Roussef.
Investimentos em saúde
Na semana anterior, o prefeito Miguel Jeovani já havia estado na capital federal, em mais uma viagem em busca de verbas e investimentos para o município de Araruama. Ele manteve encontros no Ministério da Saúde para viabilizar recursos para a instalação do hospital da mulher e da criança na antiga Casa de Caridade. O prédio foi desapropriado em 2013, quando estava em vias de ser leiloado. A atuação imediata do poder público garantiu a manutenção do local como propriedade do povo araruamense, que em breve irá se beneficiar de mais uma unidade de saúde.
“Estamos fazendo contatos em Brasília para garantir os recursos necessários para a melhoria da saúde em Araruama. Além da Casa de Caridade, temos ainda várias Unidades Básicas de Saúde que serão construídas, promovendo a descentralização do atendimento médico e aproximando cada vez mais o poder público da população”, ressaltou o prefeito.
Texto e fotos: Camilo Mota

Nenhum comentário:

Postar um comentário