Público aplaude a peça teatral da paixão de Cristo no espetáculo ‘Vida Eterna’
04/04/2015 22:45:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo
Foto: Ana Chaffin
O evento ocorreu neste sábado (4), em duas sessões no Teatro Municipal de Macaé
Para o técnico em segurança Ítalo da Silva (36), o ambiente do teatro estava muito positivo. “A peça mostrou o sacrifício e a ressurreição de Cristo, num clima de emoção”, avalia. Já sua esposa, a pedagoga Monique da Silva (31), disse que o espetáculo mexe com o interior das pessoas. “Vale a pena vir com a família, uma vez que a esfera religiosa, tão importante para nossas vidas, é enfocada brilhantemente”, conta.
Já a professora de Educação Infantil, Franscislaine Rodrigues (21), comenta que a peça teatral contou a história de Jesus de modo envolvente. “Vim em diversas edições e achei a deste ano muito organizada”, pontua. O aposentado Cacyco Peçanha (90) também gostou do que viu. “Desde o princípio da encenação até seu final houve um bom trabalho dos atores, os quais se esforçaram com grande capacidade de tornar a peça o mais especial possível para o público”, justifica.
O principal é o amor
Logo no início da peça “Vida Eterna” o público ouve música cuja letra se remete ao amor como dom mais importante. Em seguida Jesus aparece junto com João Batista, em ocasião de seu batismo pelas mãos daquele profeta. A partir de então, Jesus anuncia o reino de Deus, dizendo: "Os que estão cansados com pesados fardos vinde a mim que os aliviarei, dando-lhes descanso para as suas almas".
Jesus realiza curas, milagres, ressuscitando os mortos e diz: “Eu sou a ressurreição e a vida. Todo aquele que crê em mim viverá eternamente”. Prega também: “Se crerdes, vereis a glória de Deus”. Conta ainda a parábola do semeador, na qual Ele é o agricultor, seus ouvintes (discípulos), a terra, e o amor que cura e transforma as vidas, a semente.
Ele discute com os fariseus que questionam sua autoridade. “Os humildes serão exaltados e os exaltados serão humilhados”, responde aos mestres da lei. Libertou Maria Madalena da prostituição, a qual O ama com forte amor e gratidão. Judas que O traiu por trinta moedas de prata dá um beijo Nele para que os guardas o identificassem e o prendessem. No monte das Oliveiras, Jesus ora ao Pai: “Pai, se possível afasta de mim este cálice. Mas não seja feita a minha vontade, mas a Tua”.
- Em verdade, em verdade vos digo: o servo não é maior que seu Senhor. Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado. Desejei ardentemente comer esta ceia convosco. Este é meu corpo que é dado por vós (mostrando o pão). Este é meu sangue derramado por vós. O sangue da nova aliança entre Deus e a humanidade (refere-se ao vinho e ao seu sangue no sacrifício da cruz) – diz.
Por fim, acontecem a crucifixão de Jesus, seu julgamento por Pilatos, sua passagem por Herodes, sua humilhação e sofrimento. A primeira comunidade cristã, junto com sua mãe Maria, o vêem ressuscitado, numa alusão à vitória da vida sobre a morte: é isso que a Páscoa representa para todos os cristãos, um renascimento, um revigorar das forças, uma vida nova, com restauração e boas notícias.
ELENCO:
CRISTO - ALDEBARAN BASTOS
MARIA - BETH SOUTO MAIOR
HERODES - ADEMIR MARTINS
SACERDOTE - JORGINHO DE PAULA
CAIFÁS – MARCIO PENNA
PILATOS- FERNANDO CLAUSCEN
ANÁS- JUNIOR MACHADO
JUDAS ISCARIOTES- RAFAEL KASSIUS
PEDRO- REINALDO LIMA
MATHEUS- MARDONI DE MUROS
JOÃO BATISTA – RON DI NELLI
MARIA MADALENA - ERICA MENDES
CLÁUDIA PROCOLO - HELEN DE FREITAS
SERVA - SANDRA LIMA
MARTA – ELIZ BRITO
VERÔNICA- GISELLE SOUZA
MULHER PARAPLÉGICA- JACQUELINE OLIVEIRA
TIAGO MAIOR - GABRIEL VEIGA
TIAGO MENOR - RUSSEAN COTRIN
BARTOLOMEU - MATEUS ROMANO
ANDRÉ - WELINGTON CABRAL
SIMÃO - DIELSON PC
FELIPE - WILL
TADEU - ALENCAR SMALL
JOÃO - ÁLVARO VICTOR
TOMÉ - RON DI NELLI
DIRETOR MUSICAL - LÚCIO DUVAL
FIGURINO/ CENÁRIO - ELY PERÓN FRONGILO
COREÓGRAFO - ALEXIS GLATARD
MAQUIAGEM/CABELO - KAL FERNANDES E MARCELO LIMA
ASSISTENTE DE PRODUÇÃO - JANAÍNA BASTOS, DEBORA MACHADO E RODRIGO MARTINS
TEXTO E DIREÇÃO - MÁRCIO GONÇALVES
Nenhum comentário:
Postar um comentário