quinta-feira, 2 de abril de 2015

SAÚDE OFERECE AURICULOTERAPIA A USUÁRIOS DA REDE MUNICIPAL DE QUISSAMÃ

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EM . PUBLICADO EM SAÚDE

SERVIÇO FOI IMPLANTADO NA CIDADE EM 2014

Fisioterapeuta Cristiane Medeiros - Foto: Danilo VillaniA Secretaria de Saúde, por meio da fisioterapeuta Cristiane Medeiros, implantou em 2014 na rede municipal, o serviço de Auriculoterapia (aurículo, orelha e terapia, tratamento). Para quem não conhece a técnica, é uma das terapias orientais mais populares e tem sido amplamente utilizada na assistência à saúde, tanto nos aspectos preventivos, quanto curativos.
A Auriculoterapia é uma modalidade da MTC – Medicina Tradicional Chinesa, que se baseia no pavilhão auricular, um microssistema onde está projetado o corpo humano de forma geral e que por sua vez são mapeadas em pontos de reflexo, que correspondem aos órgãos, vísceras, cabeça, tronco, membros, coluna vertebral e funções orgânicas.
Quando ocorrem doenças ou desarmonias fisiológicas nessas partes do corpo, a região correspondente na orelha manifesta sinais desses desequilíbrios. Entretanto, quando esses pontos específicos são estimulados, os meridianos correspondentes recebem impulsos, que desencadeiam uma série de reações relacionadas com as áreas afetadas, fazendo com que o organismo reencontre o equilíbrio e a cura.
“Esse método tem sido um diferencial no tratamento dos usuários. Quando associado à fisioterapia, as respostas são mais eficazes ainda e os ganhos para os pacientes, maiores. Atendemos aproximadamente 80 pessoas com patologias diferentes por semana, e eles veem a evolução, a cada aplicação”, declarou a Fisioterapeuta e idealizadora do tratamento em Quissamã, Cristiane Medeiros.
O diagnóstico auricular, pode examinar as condições físicas do paciente de uma forma muito simples, é de baixo custo, e bastante preciso. Ao verificar diferentes pontos auriculares, podem-se obter informações sobre o estado de saúde da pessoa. Mais importante, ele também pode dar as informações do histórico das doenças e também prevê os potenciais de certas doenças, como a diabetes.
Segundo a usuária Adenilda Souza Gomes, moradora de Barra do Furado, antes de começar o tratamento, em função das dores na coluna, ela tinha dificuldade até para dormir. “Meu marido tinha que fazer massagem em mim toda noite para eu conseguir pegar no sono. Agora, tudo mudou já que não sinto mais tanta dor”, afirmou.
O atendimento é feito no Centro de Saúde Benedito Pinto das Chagas as terças e quartas-feiras, das 8h às 16h, mas é necessário passar por um médico antes, que dará, caso seja necessário, um encaminhamento para que seja feita marcação as segundas e quintas-feiras, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 15h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário