quinta-feira, 30 de julho de 2015

Após 20 anos, moradores comemoram serviços de saneamento no Tapanã

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 30/07/2015 15:07

  • / SANEAMENTO / 30/07/2015 15:07

    Serviços de drenagem profunda estão adiantados na rua Beta, do conjunto Zoe Gueiros, no Tapanã.


A simples tarefa de sair de casa para ir à escola, que fica distante apenas três quarteirões de casa, pode ser bem fácil para centenas de estudantes. Mas para Luiz Carlos Pinheiro, de 24 anos, o caminho que pode ser feito a pé, se tornou um obstáculo para concluir o estudo. A rua onde o jovem estudante mora, vivia alagada e sem condições de trafegabilidade, pelo menos para ele, que precisa se locomover em uma cadeira de rodas. Morador da rua Beta, localizada no conjunto Zoe Gueiros, no bairro do Tapanã, em Belém, o sonho interrompido de Luiz Carlos está bem perto de se tornar real.
“Meu filho deixou de estudar, pois eu não tinha condições de ficar levando ele para o colégio. Sem chover a rua já era só lama, quando chovia então, não tinha como sair carregando a cadeira de rodas com meu filho por aqui”, conta a mãe de Luiz Carlos, apontando para a rua que já está recebendo os serviços de saneamento, realizados pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Saneamento (Sesan).
Emocionada, dona Ivanilda Pinheiro, de 50 anos, conta que não vê a hora do próximo mês chegar logo e poder ver seu filho voltar a frequentar as aulas. “A partir de agosto ele volta a estudar, pois já podemos sair de casa, sem medo da lama e sem obstáculos para levá-lo na cadeira de rodas. É um sonho realizado, com certeza”, completou.
A rua Beta, do conjunto Zoe Gueiros, é uma das vias que estão sendo contempladas com uma série de intervenções realizadas pela Prefeitura de Belém. A área, que já está recebendo o serviço de drenagem profunda, receberá ainda terraplanagem, pavimentação asfáltica, meio-fio e calçada. “Essa rua, que já foi motivo de sofrimento por muitos moradores, será uma grande avenida do conjunto”, pontua o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho.
Sofrimento foi a mesma palavra usada pela doméstica Francisca Alves, de 53 anos. Visivelmente emocionada, a dona de casa contou como era sair de casa antes das obras na rua. “Se chovia, não podíamos sair. Era muita lama, que até o carro que tentava passar por aqui ficava atolado. Hoje, você já pode sentir a melhoria da via, com carros passando por aqui toda hora, sem lama”, conta. “Eu não podia ir para a igreja com meus filhos e marido, porque eu teria que enfrentar uma rua sem condições nem de andar”, lembra dona Francisca, que vive com dois filhos e o marido em uma casa de quatro cômodos. “Eu já estava pensando em me mudar daqui, procurar outro canto para viver tranquilamente sem me preocupar com minha casa alagar durante o período chuvoso, agora me orgulho em ser moradora do conjunto, que vem recebendo as obras da prefeitura”, completa a doméstica que afirmou, ainda, que esta foi a primeira vez que viu um prefeito visitar a rua em que mora, se comprometer em trazer melhorias e ainda fiscalizar o andamento do trabalho.
“Nós não damos, apenas, a ordem de serviço. A prefeitura fiscaliza e eu faço questão de acompanhar a execução de cada obra oferecida à população”, ressalta Zenaldo Coutinho, que informou o prazo para a conclusão do serviço. “A previsão é que fique pronto ainda neste verão e com a redução das chuvas, as obras na cidade devem ser ampliadas”.


Texto: Adriana Pereira
Foto: Oswaldo Forte
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário