sexta-feira, 31 de julho de 2015

DIA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO SERÁ CELEBRADO EM QUISSAMÃ COM ATIVIDADES EDUCATIVAS NAS USF'S

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EM . PUBLICADO EM SAÚDE

AÇÕES SÃO VOLTADAS PARA GESTANTES, PUÉRPERAS E A COMUNIDADE EM GERAL

Foto: Adilson dos Santos     Uma série de eventos para comemorar a importância da data       Foto: Adilson dos SantosO Dia Mundial da Amamentação é celebrado neste sábado (01) e a Secretaria de Saúde de Quissamã, realizará a partir de terça-feira (04), uma série de eventos para comemorar a importância da data. Profissionais da rede realizarão atividades educativas nas USF's – Unidades de Saúde Família com gestantes, puérperas e a comunidade em geral, abordando o tema: “Amamentar e Trabalhar é Possível”.
A programação é mais voltada para mulheres em fase de amamentação e futuras mães. A campanha pretende incentivar as mulheres a iniciar e manter a prática da amamentação. O evento também vai tirar dúvidas sobre nutrição e esclarecer incertezas das mamães sobre os direitos trabalhistas durante o período em que estiverem amamentando.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, o aleitamento materno deve ser exclusivo até os seis meses, mas pode ser estendido aos dois anos de idade. Seus principais benefícios são: alimentação composta de proteínas, minerais, calorias e vitaminas; grande suporte imunológico e afetivo; custo zero, quando é alimentação exclusiva.
“Além de fornecer o alimento mais completo para o bebê, a amamentação também fortalece o vínculo entre mães e filhos. As crianças que recebem leite materno até os seis meses, têm chances menores de desenvolver doenças. Por isso, devemos sempre estimular a amamentação e apoiar as mulheres que estão vivenciando esse momento”, declarou a enfermeira, Milena Paixão.
Na manhã do dia 04, nutricionistas realizarão atividades educativas na USF do Mathias e Barra do Furado. Dia 06, será a vez de Caxias e Morro Alto. Já Santa Catarina, vai ser contemplada com ações na manhã do dia 12. Dando sequência, no dia 13, a USF do Centro também proporcionará às usuárias, atividades. E finalizando, no período da manhã do dia 14, Carmo e Alto Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário