terça-feira, 28 de julho de 2015

Macaé 202 anos: população ganha anfiteatro e academia na Imbetiba

28/07/2015 15:40:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo
Foto da Orla da Imbetiba com os brinquedos instalados e navios ao fundo
Foto: Rui Porto Filho
Espaços irão contribuir para o lazer e cultura da população
A praia de Imbetiba está revitalizada pela Prefeitura de Macaé. Nas décadas de 1970 e 1980, na sua orla, a juventude se reunia, passeando no calçadão. Depois que o local tornou-se o porto da Petrobras, a movimentação diminuiu. Mas, dando novos ares ao local, a administração pública municipal inaugura, durante o aniversário de 202 anos da cidade, nesta quarta-feira (29), após o desfile cívico de instituições macaenses, o Anfiteatro Professor Antonio Alvarez Parada e a Academia de Ginástica Jorserval Alves Soutinho. Isso é uma maneira do poder público resgatar o brilho desse tradicional bairro de Macaé.
Um duo de violão e sax vai se apresentar, abrindo o Anfiteatro Professor Antonio Alvarez Parada à população. O espaço conta com 100 lugares para o público sentar, acrescido de área com a possibilidade de mais 100 em pé e parte externa com capacidade para outros 500 cidadãos. Seu objetivo é oferecer ao ar livre manifestações artístico-culturais para os macaenses e turistas.

Já a Academia de Ginástica Jorseval Alves Soutinho conta com sete aparelhos, sob a orientação de profissionais de educação física. Os equipamentos são: esquiador triplo, exercitador de pernas triplo, giro vertical duplo, multiexercitador sete em um, placa orientativa e prancha lateral dupla, além do simulador de percurso triplo. O espaço funcionará das 7h30 às 17h.

Mais inaugurações - Às 14h, é a vez da inauguração do Restaurante Popular da Aroeira. Às 16h30, será inaugurado o novo HPM - Irmãs do Horto, com novos 100 leitos, em área anexa ao Hospital Público Municipal.



Quem foi Antonio Alvarez Parada, que dá nome do Anfiteatro da Praia de Imbetiba?

Segundo a mestre e doutora em Educação Larissa Frossard Rangel Cruz, macaense, organizadora do Livro "TONITO - ANTONIO ALVARES PARADA: O Fio de Uma História", ele era um cuidadoso colecionador, pesquisador e um ávido contador de histórias de Macaé. Era macaense, nascido em 27 de dezembro de 1925, exercendo o trabalho de professor.

- Escrevia e editava livros, encontrando na imprensa um espaço privilegiado para a manifestação de ideias e opiniões sobre a cidade, o que o consagra também como jornalista - conta ela. Acrescenta que a trajetória profissional dele teve início em 1950, como professor do Gymnasio Macahense e da Escola Profissional Ferroviária.

Ele ministrava aulas de Matemática, Física, Química e Espanhol. O Gymnasio Macahense foi extinto em 1956 e seus cursos transferidos para as dependências de uma nova escola: a Fundação Educacional Luiz Reid, que mais tarde tornou-se Colégio Estadual. No Luiz Reid. Tonito trabalhou como professor até a data de sua morte, 15 de março de 1986. No Senai, além de professor, foi diretor do Centro de Formação Profissional de Macaé, de 1970 a 1976, e, interinamente em 1963.

Tonito, como era conhecido, tem como uma das marcas de seu trabalho a letra do hino de Macaé.



Quem foi Joserval Alves Soutinho, homenageado pela Academia de Ginástica da Praia de Imbetiba?

Mais conhecido como Lurufe, Jorserval Alves Soutinho, era um homem humilde e com grande facilidade em conquistar amigos. Era ferroviário, como muitos, atuou em Macaé e, posteriormente, em Campos dos Goytacazes.

Idealizou a Sede do Fluminense Futebol Clube, sonho realizado pela união de um grupo de amigos que conseguiu comprar um velho casarão aos redores da praça Veríssimo de Melo onde fora erguido o Clube. Foi presidente do mesmo por três gestões e diretor em algumas outras.

Como empresário, foi dono do Bar 860, local tradicional que movimentava as noites da Imbetiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário