quarta-feira, 29 de julho de 2015

Produtor aposta no cultivo de uvas em Rio das Ostras

Foto: Mauricio Rocha
A localidade de Cantagalo, na zona rural, foi escolhida por Márcio Bernardino para produzir uvas
Foto: Mauricio Rocha
Na cidade, o produtor encontrou as condições ideais para o plantio das videiras
Rio das Ostras é o primeiro Município da região a produzir uvas em escala comercial. A iniciativa é do produtor Márcio Bernardino, que apostou na novidade há dois anos. Após muitas pesquisas, ele encontrou em Cantagalo, zona rural do Município, as condições ideais para o plantio das videiras, principalmente em função do clima e da qualidade da terra. 

Em 2014, duas espécies (Niágara Rosada e Isabel) foram plantadas experimentalmente em 1 hectare, com um total de 250 pés da fruta. Os primeiros resultados foram bastante favoráveis, com a retirada de aproximadamente 500 quilos de uvas. Porém, no final do ano passado, a seca foi um fator que determinou a falta de novos investimentos na área. “Mantenho as uvas irrigadas com a água do poço que possuo em minha propriedade”, comenta o produtor. 

Esta semana, o produtor começou a segunda colheita de suas videiras, com previsão de alcançar o dobro de produção, ou seja, mais de uma tonelada de uvas, que serão comercializadas em Cantagalo e região. “Nosso projetos aqui em Cantagalo são bem mais amplos. Queremos inclusive produzir sucos e geleias para atender nossos consumidores, inclusive com a plantação de outra variedade, desta vez sem caroços”, destacou Márcio Bernardino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário