quarta-feira, 29 de julho de 2015

Prefeitura aldeense promove Prêmio em homenagem às mulheres afro, latino-americanas e caribenhas
Por Raíra Morena em 28/07/2015

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Educação e de sua Diretoria de Promoção de Políticas Públicas de Igualdade Racial (DIPPPIR), promoveu o 1º Prêmio Dandara Guerreira em comemoração ao Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha. Na ocasião, foram homenageadas 25 personalidades femininas negras do município e da região, que contribuíram para a manutenção, valorização e difusão das tradições e da cultura afro-brasileira. Dentre as premiadas estiveram advogadas, médicas, comerciantes, artesãs, domésticas, professoras, diretoras e mulheres de destaque pela atuação nos movimentos sociais e na luta contra a discriminação. O evento aconteceu no auditório do Cine Estação. Estiveram presentes o diretor municipal de Trabalho e Renda, Marcos Salaibe, o vereador Adalberto Amaral, o presidente da Associação dos Remanescentes Quilombolas, Roberto dos Santos, dentre outros representantes de movimentos negros de São Pedro da Aldeia e da Associação de Mulheres Afrodescendentes Nair de Souza.

Imagem da Notícia
O Diretor de Promoção de Políticas Públicas de Igualdade Racial do município, professor Sérgio Rodrigues, o Serjão, falou sobre a iniciativa pioneira. “O Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de Julho, já é uma data comemorada internacionalmente. Esse Prêmio surgiu com o objetivo de prestigiar e enaltecer essas ‘guerreiras anônimas’, essa mulher que sempre trabalhou, que sempre lutou e que ajudou a construir essa nação. Segundo o IBGE, nós negros somos 53,75% da população brasileira e, entre as mulheres, 55% são negras. Ou seja, ela é a maioria, mas não é reverenciada, não é vista. A receptividade do projeto foi ótima, tanto o Prefeito Cláudio Chumbinho quanto o secretário de Educação, professor Evaldo, deram todo o apoio para nós”, ressaltou o docente, especialista em História e Cultura Afro-Brasileira.

Imagem da Notícia
O evento contou com exibição de vídeos e palestra com historiadora Andrea Angélica Duarte, com temática da Mulher Negra e história de Dandara, guerreira negra do período colonial do Brasil, esposa de Zumbi dos Palmares. Dentre os convidados estiveram o presidente da Associação dos Remanescentes Quilombolas de São Pedro da Aldeia, Roberto dos Santos, o Robertão, que compareceu representando também a mãe, dona Aquilina, personalidade marcante do quilombo remanescente de Botafogo, uma das homenageadas da noite.

Imagem da Notícia
“Se não fossem as nossas raízes, hoje o Brasil não estaria da forma como está e nós precisamos sim valorizar. Esse evento é um espelho para os demais municípios da Região dos Lagos, como também para o Brasil. Quero agradecer por essa oportunidade, aos representantes dos movimentos e dizer que nós estamos todos no mesmo barco para que possamos defender nossos direitos. Parabéns as mulheres negras de São Pedro da Aldeia e do Brasil”, disse.

Imagem da Notícia
As homenageadas foram escolhidas pela participação ativa em suas comunidades, levando em conta a experiência e a história de resistência de cada uma. Todas receberam certificados simbólicos. Há 30 anos na militância negra, a advogada Margareth Ferreira foi uma das premiadas da noite. “Eu recebi o convite com muita gratidão do Serjão e da dona Nair de Souza. Eu acho muito importante a existência desse órgão no município. É uma grande luta do movimento negro ao longo dos anos que tenha pessoas trabalhando por essa causa, ainda mais que em São Pedro da Aldeia existe uma comunidade remanescente de Quilombo. Esse evento é justamente um resgate da história e dos valores negros de São Pedro da Aldeia, através da DIPPPIR. Tenho acompanhado os trabalhos e tenho visto muitas coisas interessantes e diferentes aqui, ligadas, inclusive, à busca das identidades negras do município, que estavam um pouco esquecidas e desvalorizadas. São Pedro da Aldeia tem uma história negra muito rica e eu acho muito importante o trabalho que o governo Chumbinho vem fazendo. Todos estão de parabéns”, disse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário