terça-feira, 28 de julho de 2015

PRIMEIRA ETAPA DO PROJETO TERRITÓRIOS CRIATIVOS DA UFF É REALIZADA EM QUISSAMÃ

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EM . PUBLICADO EM CULTURA E TURISMO

MACHADINHA RECEBEU ATIVIDADES NO FIM DE SEMANA

Foto: Adilson dos SantosPrimeira atividade do Projeto Prospecção e Capacitação em Territórios Criativos - Foto: Adilson dos SantosA Coordenadoria de Cultura e Turismo de Quissamã, em parceria com a UFF – Universidade Federal Fluminense, realizou na manhã deste domingo (26), em Machadinha, a primeira atividade do Projeto Prospecção e Capacitação em Territórios Criativos, que tem previsão de um ano de duração.
O objetivo da atividade foi mapear as características das cinco comunidades que compõem o Quilombo Machadinha. Entre elas, Boa Vista, Mutum, Santa Luzia e Bacurau. A proposta se baseia em ativar empreendimentos criativos e expressões culturais em sua dimensão econômica, social e cultural através de prospecções que permitam identificar as potencialidades locais.
Segundo os pesquisadores, é fundamental implementar processos de capacitação focados na obtenção de habilidades de produção cultural, processos comunicativos, formação em turismo cultural de base comunitária e em modelos de negócios inovadores voltados para empreendedorismo local, também estão inclusos.
A Coordenadora Regional do Projeto, Maria Raimunda Penha Soares, comandou a realização da atividade durante todo o processo de diálogo mantido entre os pesquisadores e a comunidade local. A conversa abordou temas relativos ao Boi Malhadinho, Jongo, Fado, culinária, festa de Santo Antônio, no intuito de reavivar a memória coletiva e individual dos moradores.
A próxima ação acontecerá no dia 22, no Centro Cultural Sobradinho e dia 23 de agosto, na Fazenda Machadinha com o tema “Encontro de Saberes” com a finalidade de reunir pessoas envolvidas em manifestações culturais para que seja feito um intercâmbio cultural.
“A Prefeitura de Quissamã, por meio da Coordenadoria de Cultura e Turismo, apoia a realização do Projeto e vai ser uma grande facilitadora, pois entendemos que trabalhar em parceria é sempre uma ótima solução. Vale ressaltar que a organização e execução do projeto é feita pela UFF, com orçamento cedido pelo Governo Federal”, afirmou a Coordenadora da pasta, Marta Medeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário